No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)

O Relatório de Gestão é o documento elaborado anualmente pelos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional para prestar contas das ações realizadas à sociedade e ao Tribunal de Contas da União. No IFSertão-PE não é diferente, as atividades relacionadas a elaboração do Relatório de Gestão 2020 foram iniciadas sob a coordenação do Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE).
Nesse primeiro momento estão sendo levantadas, junto as demais áreas institucionais, as ações que foram desenvolvidas em 2020 em sintonia com os objetivos estratégicos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Quando finalizada essa primeira etapa serão calculados, com os dados fornecidos pelas pastas, os indicadores institucionais relativos ao ano de 2020.
Devido à divulgação dos dados das instituições federais de ensino, mediante a Plataforma Nilo Peçanha, estar previsto para depois de 31 de março de 2021 (prazo máximo para conclusão do relatório), vários indicadores terão que ser calculados internamente pelo DepOAPE em parceria com as pastas.

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

Foi realizado no mês de fevereiro nova seleção para servidores interessados em afastamento para realização de curso de pós-graduação stricto sensu. Conforme regra estabelecida pelo Decreto nº 9.991/2019, apenas poderão se afastar servidores que sejam aprovados em processo seletivo interno realizado pela instituição. A homologação do resultado final deverá ocorrer no dia 01/03/2021. Uma nova seleção está prevista para o mês de maio deste ano.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro