-
Última Atualização: 26 Outubro 2023
-
Criado: 12 Mai 2015
-
Acessos: 8775
Para apreciação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), os documentos deverão ser enviados exclusivamente por correio eletrônico para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme cada caso abaixo.
Documentos necessários para submissão de projetos de pesquisa
- Projeto de pesquisa (itens obrigatórios: introdução, revisão de literatura, objetivos, metodologia, resultados esperados, referencial teórico, cronograma e orçamento);
- Protocolo de pesquisa, que deverá fornecer as informações solicitadas no formulário fornecido pela Ceua/IF Sertão-PE (acesse o modelo aqui).
- Qualificação dos pesquisadores, comprovada por meio dos currículos do pesquisador responsável e dos demais participantes, extraídos da plataforma Lattes (em formato PDF).
- Termo de anuência da(s) instituição(ões) parceira(s), se houver. Neste caso, o termo deverá conter obrigatoriamente o nome do projeto, nome do(s) pesquisador(es) responsável(is) e o período de execução do projeto (acesse o modelo aqui).
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que deve ser redigido de forma clara e conter todas as informações sobre a pesquisa e o seu responsável. O TCLE é obrigatório quando o(s) sujeito(s) da pesquisa possui(em) um responsável legal, a exemplo de proprietários de animais que participarão de uma pesquisa/aula prática (acesse o modelo aqui).
- Comprovante da capacitação do pessoal envolvido em atividades de pesquisa científica que utilizam animais, conforme Resolução Concea/MCTI Nº 49, de 7 de Maio de 2021.
*Observação: Nos casos em que seja impossível registrar o consentimento livre e esclarecido, tal fato deve ser devidamente documentado com explicação das causas da impossibilidade, por meio da solicitação de dispensa (modelo disponível aqui).
Documentos necessários para submissão de protocolos de aula prática
- Plano de aula (acesse o modelo aqui).
- Formulário unificado criado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) (acesse aqui).
- Currículo Lattes do professor responsável pela aula, em formato pdf.
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que deve ser redigido de forma clara e conter todas as informações sobre a pesquisa e sobre seu responsável. O TCLE será obrigatório quando a aula prática for realizada em propriedade de terceiros (acesse o modelo aqui).
- Comprovante da capacitação do pessoal envolvido em atividades de pesquisa científica que utilizam animais, conforme Resolução Concea/MCTI Nº 49, de 7 de Maio de 2021.
Observação: A submissão do protocolo de aula prática acontecerá a cada semestre, exclusivamente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Em caso de visita técnica que não envolva a manipulação de animais, não há necessidade de apreciação pela Ceua.