-
Última Atualização: 26 Outubro 2021
-
Criado: 26 Outubro 2021
-
Acessos: 822
Campus Floresta realizou aulão de língua portuguesa em escola Estadual no distrito de Nazaré do Pico
No dia 20 de outubro alunos da Escola Estadual Terezinha de Souza Lira, no distrito de Nazaré do Pico, no município de Floresta, participaram de um aulão de Língua Portuguesa ministrado pela professora do IFSertãoPE e Diretora-Geral do Campus Floresta, Rosineuman Soares. Trata-se de uma parceria entre a escola estadual e o IFSertãoPE para apoiar os alunos do Ensino Médio na revisão de tópicos relevantes para a prova do SAEPE 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco).
A iniciativa partiu de uma solicitação da comunidade, por meio de ofício enviado pela Diretora da Escola, Professora Edneide Rosa. Cerca de 40 estudantes participaram do momento, no qual foi abordada a matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEPE, estando concentradas na leitura e compreensão de textos de gêneros diversificados.
“Atividades como essa contribuem para a consolidação do nosso compromisso social, inserindo-nos, de forma mais direta, em processos voltados para a melhoria da educação em nossa região. É através de momentos interativos como esse que vamos ao encontro dos anseios da comunidade externa, contribuindo para a transformação social e, ao mesmo tempo, fortalecendo o cumprimento da nossa missão institucional”, disse a Diretora-Geral Rosineuman.
A Assistente de alunos Sandra Nascimento falou para os alunos da Escola Terezinha Lira sobre o Processo Seletivo 2022 para ingresso no IFSertãoPE, logo após o aulão de língua portuguesa ministrada pela Diretora-Geral do Campus Floresta, Rosineuman Soares.
Após o aulão os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos, estrutura e oportunidades do Campus Floresta, e sobre o processo seletivo para cursos técnicos 2022 que, na ocasião, estava com inscrições abertas. A apresentação foi realizada pela Assistente de Alunos Sandra Nascimento, “falamos com cerca de 40 alunos, distribuímos álcool em gel também para eles, foi um encontro muito bom, eles prestaram muita atenção, e foi bem proveitoso”, disse a servidora.
A aluna Gisele Souza elogiou a realização do momento, chegando até a elogiar o IFSertãoPE em suas redes sociais, em entrevista ela revelou ter se apropriado ao máximo do conhecimento compartilhado, “eu gostei bastante do aulão de português, prestei atenção em vários detalhes para poder me aprimorar na língua portuguesa, Eu já conhecia parcialmente o Instituto Federal por meio de amigos e familiares que já passaram por lá. Eu gostei também por conta da facilidade que os alunos encontram hoje para ingressar no IF, pois facilita ainda mais o acesso dos alunos que se acham menos capazes. Eu particularmente não irei ingressar no IF em 2022 por conta da dificuldade de locomoção. Entretanto, sendo assim possível eu irei fazer faculdade com vocês”, disse a aluna Gisele Souza, da escola estadual Terezinha Lira.
De acordo com a professora Rosineuman Soares, o campus Floresta está à disposição para colaborar com outras atividades que possam fortalecer a formação dos alunos daquela escola, “a diretora se mostrou muito interessada, inclusive com a possibilidade de visitas técnicas às instalações do nosso campus. Os alunos foram bastante receptivos, participaram bem e demonstraram interesse e curiosidade em relação às vivências do Campus Floresta”, disse a Diretora-Geral.