-
Última Atualização: 16 Mai 2017
-
Criado: 12 Mai 2017
-
Acessos: 2483
Programação do II GEDin Sertão segue até esta sexta-feira (12), no campus Floresta
No dia 11 de maio o Toré da Comunidade Pankará deu início à quarta noite de eventos do II Encontro GEDin Sertão, que teve início dia 8 de maio, no Campus Floresta do IF Sertão-PE, e segue com programação de apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão e realização de oficinas sobre temáticas indígenas, quilombola e de direitos humanos.
Após a apresentação cultural dos Pankarás, comunidade da qual muitos alunos do IF Sertão-PE fazem parte, o professor João da Silva apresentou a palestra “O processo de estadualização das escolas indígenas em Pernambuco”, na qual destacou a importância da ressignificação do papel e da concepção da escola para a consolidação da identidade indígena, o contraponto entre o direito constitucional à educação e a política estadual de educação indígena, dentre outros aspectos relevantes.
Professor João da Silva e Cacique Dorinha Pankará ministram palestra
Na sequência a Caquice Maria das Dores dos Santos, conhecida como Cacique Dorinha Pankará, apresentou para um auditório lotado a palestra “Os povos indígenas e os direitos humanos”, na qual destacou o direito à terra como o mais importante para os índios. “O direito a terra demarcada significa para nós poder praticar a nossa cultura e tradição, é o maior direito dentre os direitos humanos, a nossa terra!”, ressaltou a líder da Comunidade Pankará.
Para a estudante Bia Sá, do curso de Gestão em Tecnologia da Informação, participar de um evento como o GEDIn e demonstrar aos colegas do IF Sertão-PE parte da cultura do seu povo é gratificante. “Quando fiquei sabendo que o meu povo Pankará iria fazer uma apresentação no Instituto onde faço faculdade senti um orgulho muito grande, orgulho de ver meu povo mostrando nossa cultura e contando nossa história. Participar no local onde estudo foi algo único e abençoado porque pra nós, índios Pankarás, é muito gratificante mostrar nossa cultura, foi lindo, e me orgulho ainda mais depois da apresentação belíssima que fizemos para todos ali presentes”, afirmou a estudante.
Comunidade Quilombola apresenta banda de pífano
O evento segue até hoje (12) quando ocorrerão as palestras “Desemprego e migração como causas do fracasso e evasão escolar no Quilombo de Inhanhu”, “A Perspectiva de Gênero no sistema global de proteção aos direitos humanos”, e “Comunidades Remanescentes de Quilombos: lutas, conquistas e direitos na construção da cidadania”; além de oficinas ao longo de todo o dia.
Diversos povos indígenas participaram da programação
Durante todos os dias do GEDin Sertão várias comunidades indígenas participaram da programação realizando apresentações culturais, a Comunidade Atkum da Serra de Umã realizou apresentação do Toré na abertura do evento, a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas apresentou sua banda de pífano na noite do dia 9. No dia 10 a Comunidade Pankararu mostrou ao público danças típicas e a Comunidade Pankará da Serra do Arapuá apresentou o Toré no penúltimo dia do evento.
Comunidade indígena realiza apresentação cultural
Foram realizadas diversas oficinas e apresentações orais de pesquisas e projetos, dentre as conferências destacaram-se os temas: “A cultura do Povo Atikum como fonte de resistência”, “Cosmopolítica ameríndia: há meio milênio enfrentando o fim do Mundo”, “Conceição das Crioulas, Território e Identidade no processo colonial”, “Autonomia Indígena: direito a uma educação escolar específica e diferenciada”, “SOS Biomas: educando e contando histórias através do game, Desemprego e Migração como causas do fracasso e evasão escolar no Quilombo de Inhanhum”, "A perspectiva de gênero no Sistema Global de Proteção aos Direitos Humanos”, e “Comunidades Remanescentes de Quilombos: lutas, conquistas e direitos na construção da Cidadania”.
Texto e fotos: Elidiane Poquiviqui
Campus Floresta
- Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil - cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005