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Última Atualização: 01 Julho 2017
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Criado: 01 Julho 2017
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Espetáculo O Vampiro que descobriu o Brasil foi apresentado por alunos do Ensino Médio Integrado, no Campus Floresta
Na noite da última quarta-feira, 28, os corredores e o pátio do campus Floresta do IF Sertão-PE se tornaram um grande palco. Canto, dança, interpretação, declamação de poesias e apresentações musicais formaram o espetáculo “O Vampiro que Descobriu o Brasil”, em uma adaptação de livro homônimo de autoria do sergipano Ivan Jaf.
O espetáculo fez parte de uma atividade da disciplina de língua portuguesa, ministrada pela professora Vera Santos com apoio do professor da disciplina de artes Ulisses Azevedo, e da professora de multimídia Sylvia Lima, com a produtora G15, formada por alunos.
O espetáculo foi uma forma diferente escolhida para trabalhar o conteúdo literário no Ensino Médio.
Divididos em diferentes cenários os alunos interpretaram capítulo a capítulo do livro que apresenta a jornada do vampiro, que em busca do vampiro que o mordeu para encravar-lhe uma estaca de madeira no peito e, assim, retornar à sua forma humana, acabou participando de 500 anos da história do Brasil, acompanhando de perto os fatos conhecidos por todos por meio dos livros de história. Desta forma os alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE apresentaram de maneira divertida importantes acontecimentos da história do país, como a chegada dos portugueses, a exploração do ouro, escravidão, política do café com leite, regime militar, eleições democráticas, dentre outros.
Os alunos se empenharam na construção dos cenários e figurino para a apresentação.
No centro do pátio uma banda realizou uma série de apresentações musicais, e o público assistiu todo o espetáculo bem de perto, como nas arenas teatrais, se locomovendo entre os cenários para acompanhar a estória.
Banda formada pelos alunos de música complementou o espetáculo relembrando clássicos do pop rock nacional
Para a professora Vera Santos, idealizadora e organizadora do espetáculo, essa forma de apresentação do conteúdo supera as expectativas, e representa novas oportunidades de aprendizado.“Primeiro permite que tratemos de cidadania de um olhar político sobre o Brasil, não apenas do ponto de vista do passado mas, também, do presente. Desta forma há também um despertar cidadão, e faz com que o aluno, nesta atividade prática, possa adquirir mais conhecimento da história do país. E cidadania se faz também com isso”. Afirmou a docente.