-
Última Atualização: 29 Abril 2019
-
Criado: 29 Abril 2019
-
Acessos: 1384
Cidadãos podem apresentar demandas para novos temas de pesquisa ou objeto de assistência técnica e orientação no campus Floresta do IF Sertão-PE
Uma das capacidades comum a todos os estudantes dos diferentes cursos oferecidos no campus Floresta do IF Sertão-PE é a possibilidade de prestação de assistência técnica em serviços, projetos, pesquisa e resolução de problemas relacionados a cada área de formação. Desta forma tanto os alunos do campus quanto os professores e técnicos administrativos estão aptos a contribuir com a sociedade no apoio às demandas oriundas diretamente da população.
Foi pensando nas potencialidades dos alunos e servidores do campus Floresta que o arquiteto Frederico Goiana procurou a coordenação do curso de Gestão da Tecnologia da Informação buscando apoio para a realização de um sonho, um projeto de start up que democratize o acesso da população em geral a um projeto de arquitetura, por meio do comércio eletrônico.
Arquiteto procurou os alunos do curso de GTI para apresentar projeto para desenvolvimento de um comércio eletrônico e assim encontrar orientação técnica
Frederico explica o que motivou a busca por apoio no Campus Floresta “eu soube que aqui no IF tem um curso de Gestão da Tecnologia da Informação e logo já fiz um convênio com a instituição e hoje meu estagiário de desenvolvimento é um aluno daqui do IF, então, agora eu vim aqui procurar outras pessoas que pudessem me ajudar nessa área de tecnologia, marketing tecnológico, administração, financeiro, desenvolvimento, programação, enfim, toda a área tecnológica que eu imagino que é o que se faz aqui”, afirmou o arquiteto.
Desta forma a coordenação do curso de GTI pensou uma forma de apoiar a demanda do arquiteto, e organizou a apresentação do projeto de start up aos alunos da disciplina de Negócios Eletrônicos, que ocorreu no dia 23 de abril. “Os nossos alunos receberam nessa aula um arquiteto estabelecido aqui há mais de 30 anos e que tem um sonho de fazer uma start up. Ele tem a visão de arquiteto e nós temos a visão tecnológica, então vamos tentar, nós temos 4 grupos de alunos para desenvolvimento de projetos e certamente um desses grupos terá interesse em se engajar na ideia de Frederico, inclusive vejo a possibilidade deles serem sócios e parceiros de um futuro produto”, afirmou Severino de Paiva, coordenador do curso de GTI.
Para o professor Severino de Paiva é importante que a sociedade saiba que pode contar com o apoio do Instituto Federal para orientar ou apoiar a resolução de problemas nas mais diversas áreas de formação dos alunos. “Nós estamos formando gestores de T.I, esses gestores devem ter a capacidade de resolver problemas, criar soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas a e das empresas. Então nós estamos sempre tentando abrir essa porta para apoiar os cidadãos, cumprir a função social do Instituto que é exatamente prover soluções, melhorar as condições de vida, e gerar emprego e renda”, afirma o docente.
O campus Floresta do IF Sertão-PE forma para o mercado de trabalho e vida em sociedade profissionais técnicos nas áreas de agropecuária, informática, e administração; além de qualificar nos cursos superiores de Gestão da Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química. Conta com estrutura de laboratórios e Fazenda Escola, espaços nos quais são realizadas aplicações práticas e desenvolvidas pesquisas que podem ter origem em demandas ou necessidades levantadas pelos próprios cidadãos de Floresta e região.