-
Última Atualização: 05 Setembro 2019
-
Criado: 05 Setembro 2019
-
Acessos: 1390
Grêmio Ação, do campus Floresta, realizou roda de conversa para tratar da importância da Floresta Amazônica
No dia 29 de agosto o Grêmio Estudantil Ação, do IF Sertão-PE campus Floresta realizou, no auditório da instituição, o evento “Meio Ambiente e Roda de Conversa”, com o tema Amazônia: papo reto! Alunos e professores compareceram para a conversa que tocou em temas como a importância do bioma para as chuvas, recursos minerais, e relevância social e cultural da floresta.
Professores esclareceram tópicos importantes sobre o bioma amazônico, membros do grêmio e público crescente participaram da troca de ideias
Os alunos de Ensino Médio membros do Grêmio realizaram a abertura do evento e na sequência o professor de biologia Celso Alexandre falou sobre as características do bioma amazônico, sua importância fitoterápica, de biodiversidade, recursos hidrográficos e minerais.
Coube à professora de história, Yvonne Lima uma contextualização cultural a respeito da importância da amazônia para os povos originários, e sobre como não cabe apenas ao executivo tomar medidas para coibir desmatamentos e queimadas na região, uma vez que o legislativo e o judiciário, cada um dentro de seu círculo de atuação, podem e devem pensar e agir a caminho da preservação ambiental.
O professor Leandro Uchôa, da área da agropecuária, levantou as perspectivas a respeito da legislação ambiental brasileira; e a necessidade de levantamento taxonômico da fauna e flora da região que ainda permanece, em sua maior parte, desconhecida. “A legislação é fundamental para impor o que pode ou não ser explorado dos biomas de nosso país. E separa o que é área de preservação permanente, aquela que não pode ser mexida para manter o fluxo de conservação ecológico, e área de reserva legal que pode ser explorada economicamente de forma sustentável”, disse o professor.
O auditório do campus ficou lotado durante evento organizado pelo grêmio estudantil
Ao longo da roda de conversa os participantes da plateia também levantaram dúvidas e contribuições como a necessidade de se pensar em orientação técnica aos pequenos produtores para que aprendam como recuperar as áreas de solo desgastados e assim não se sintam estimulados a desmatar; o papel do agronegócio no PIB brasileiro; e atitudes que todos podem tomar para coibir a poluição do meio ambiente.
A equipe do Grêmio exibiu ainda um vídeo sobre informação a respeito da Floresta Amazônica; enquanto um grupo do 4º ano apresentou também um projeto desenvolvido dentro da disciplina de filosofia para fomentar o descarte consciente, que inclui a realização de rodas de conversa nos bairros para estimular a separação do lixo inorgânico e a compostagem do lixo orgânico, e ainda a coleta de lixo eletrônico.
Grupo apresentando projeto de intervenção em prol da conservação do meio ambiente e descarte responsável de lixo
Os integrantes do Grêmio convidaram os colegas alunos a sugerirem ideias para ações educativas a serem realizadas no dia 27 de setembro, data marcada para um evento global a respeito das mudanças climáticas; bem como temas interessantes para novas rodas de conversa.