-
Última Atualização: 02 Setembro 2021
-
Criado: 16 Julho 2021
-
Acessos: 4558
Perguntas Frequentes
As perguntas frequentes estão organizadas e direcionadas aos alunos e professores. Em breve teremos outras perguntas e respostas relacionadas ao acesso, recursos, atividades e acessibilidade no Moodle, bem como, práticas em EaD. Você também poderá indicar novas perguntas através do nosso e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aluno
A Educação a Distância é uma modalidade educacional realizada através de meios tecnológicos capazes de diminuir a distância que separa fisicamente os professores, alunos e a própria logística inerente ao processo de escolarização.
A educação a distância se apresenta como uma realização concreta de ampliação do acesso à educação, colocando-se como mais uma alternativa de assegurar a democratização dos saberes formais inseridos no contexto escolar.
Em 2020 o Brasil e o mundo se depararam com a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid19), uma doença contagiosa que afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras, trazendo desafios imensos para a educação mundial e brasileira. Os professores precisaram se adaptar ao formato de Ensino Remoto Emergencial – ERE para que os alunos do ensino presencial tivessem a oportunidade de continuar estudando, mesmo sem sair para o espaço físico da escola.
O ERE desenvolvido no âmbito do IFSertãoPE corresponde às atividades explanadas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias da informação e comunicação (TICs), com a participação dos estudantes, considerando o distanciamento social em função do COVID-19 ou de outras situações emergenciais que porventura vierem a ocorrer.
No entanto, o ERE não deve ser comparado ao ensino regular à distância, pois cursos regulares em EaD possuem complexidades e peculiaridades inerentes à essa modalidade, como: planejamento sistemático, regular (não emergencial), com modelos e ações organizacionais didático-pedagógicas de conteúdos, métodos e estratégias de ensino e aprendizagem tocantes à EaD.
O Departamento de EaD, em parceria com a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação desenvolveu o Portal do Aluno EaD com o objetivo de oferecer um ambiente facilitador da convivência virtual do aluno na instituição, com recursos para: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Diretrizes EaD, Notícias, Polos, Cursos, Materiais, Equipe, Contatos, Solicitações, Redes Sociais, etc. Pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/ead-inicio
Para se tornar um aprendiz virtual de sucesso, o estudante do IFSertãoPE precisa desenvolver novas e diferentes abordagens para o seu aprendizado de modo que se torne capaz de “aprender a aprender” em diferentes situações que enfrentará na vida, e se tornarem pessoas que pensam e refletem criticamente. Ademais, o aprendizado é algo que deve ser contínuo e permanente.
Precisam também desenvolver novas habilidades para serem capazes de estudar em ambientes informatizados de aprendizagem, desenvolver capacidade de autodeterminação e orientação, capacidade de selecionar, de tomar decisões e de organização. Aprender de modo autônomo, desenvolvendo estratégias adequadas de estudo na utilização e exploração de novos recursos de interação e comunicação.
Há diversas ferramentas para os estudantes participarem de momentos síncronos e assíncronos nos cursos de Educação a Distância, tais como: e-mails, fóruns, atividades, chats, etc. Os discentes precisam aprender a ler e entender as colocações dos outros colegas, e não apenas do professor, refletir e postar seus comentários. O gerenciamento do tempo dos estudantes em EaD é imprescindível e pode ser realizado através do planejamento dos estudos, pois é essencial traçar uma rotina de estudos, indicando em cada dia da semana o que se estudará.
Algumas recomendações práticas:
- Se possível, reserve um local exclusivo para você estudar;
- O ambiente deve ficar longe da interferência de tvs, sons ou celulares que possam tirar o seu foco;
- Organize o seu tempo de estudo, não deixe para fazer as atividades de última hora, pois poderá acumular conteúdo;
- É muito importante participar dos encontros síncronos (ao vivo) com a sua turma, pois a interação com o professor e com os colegas é essencial para o processo de aprendizagem.
O DPEAD possui diversos serviços disponíveis aos alunos e servidores que atuam em cursos ou programas de Educação a Distância no IFSertãoPE. Os serviços são organizados em administrativos, Audiovisual, Ambiente Virtual e Acadêmicos.
De forma célere e uniforme os processos e rotinas do DPEAD, foram disponibilizados em fluxos e rotinas para os principais procedimentos realizados pelo departamento, através do seguinte endereço eletrônico: https://processos.ifsertao-pe.edu.br/
Para acesso aos serviços deve-se acessar a nossa Central de chamados específica para atendimento às demandas discentes, docentes e das coordenações de EaD nos Campi, de forma personalizada, eficaz e remota, disponível no Sistema Suap através do seguinte endereço eletrônico: http://suap.ifsertao-pe.edu.br/
No nosso canal do Youtube temos disponíveis diversos materiais educacionais no formato de videoaula e pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/c/IFSertaoPETV/featured
Há também repositórios específicos de materiais didáticos e objetos de aprendizagem. O IFSertãoPE disponibiliza o “Releia” uma base de dados online, de acesso aberto e gratuito, que engloba produção científica de forma organizada, incluindo Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs, artigos, teses e dissertações, até propriedade intelectual, produtos educacionais e e-books. Pode ser acessado através do seguinte link: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/
Outro repositório de objetos educacionais para a educação profissional e tecnológica é o “Proedu”, uma ferramenta desenvolvida no âmbito da Rede e-Tec para reunir e disponibilizar recursos educacionais da educação profissional e tecnológica produzidos pelas instituições parceiras da Rede e-Tec e da Setec. Clique aqui para acessar ao ProEdu: http://proedu.rnp.br/
Professor
Como o objetivo estratégico de aperfeiçoar, padronizar e atualizar os processos e documentos institucionais relativos à EaD do IFSertãoPE foram construídos, atualizados e aprovados e podem ser acessados através do seguinte endereço: https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/normas-e-fundamentos
O DPEAD possui diversos serviços disponíveis aos alunos e servidores que atuam em cursos ou programas de Educação a Distância no IFSertãoPE. Os serviços são organizados em administrativos, Audiovisual, Ambiente Virtual e Acadêmicos.
De forma célere e uniforme os processos e rotinas do DPEAD, foram disponibilizados em fluxos e rotinas para os principais procedimentos realizados pelo departamento, através do seguinte endereço: https://processos.ifsertao-pe.edu.br/
Para acesso aos serviços deve-se acessar a nossa Central de chamados específica para atendimento às demandas discentes, docentes e das coordenações de EaD nos Campi, de forma personalizada, eficaz e remota, disponível no Sistema Suap através do seguinte endereço: http://suap.ifsertao-pe.edu.br/
Na metodologia de ensino e aprendizagem a distância, em que o estudante passa a ser também gestor de sua própria aprendizagem de forma autónoma e orientada, é necessário que haja uma diversificação dos materiais, pois cada pessoa aprende de uma maneira diferente.
Algumas recomendações práticas gerais:
- Utilize pelo menos três formatos de conteúdo e materiais para alcançar o maior número possível de alunos. Ao invés de publicar dois textos em sequência, é recomendável mesclar com conteúdo em vídeo e em áudio, por exemplo;
- Quanto aos momentos síncronos: Ao ingressar na sala de aula virtual é recomendado que o professor inicie a gravação da aula, lembre-se de informar aos discentes que a aula será gravada. É recomendado, também, que sua webcam seja aberta apenas, ao iniciar a aula;
- Oriente que os discentes desliguem a webcam e o microfone, e liguem apenas se necessário, pois assim evitará possíveis instabilidades na transmissão, isso reduzirá o tráfego de dados necessário para manter a sala de aula virtual estável.
- Seja conciso - Videoaula é bem diferente de aulas presenciais, com isso, seja breve, não perca tempo contando casos, vá direto ao assunto e se mantenha focado no assunto sempre. Se você der muitas voltas, em pouco tempo o aluno pode perder o interesse e o foco, sempre levando em consideração as informações de design instrucional contidas no Projeto Pedagógico do Curso;
- Uma dica é realizar a gravação de aulas curtas, se possível dividir em vários vídeos curtos, isso aumenta a retenção do aluno;
- No caso de gravação utilizando seus próprios meios: a) Prepare o conteúdo previamente para poder iniciar a filmagem; b) selecione um local adequado e observe o enquadramento do smartphone, olhando sempre para a câmera, não para a tela; c) Grave sempre com o celular na horizontal e limpe a lente da câmera antes de iniciar a filmagem; d) Verifique o armazenamento e a bateria antes de iniciar; e) Tenha uma boa iluminação, seja artificial ou natural; f) Faça um vídeo de teste; g) Ao iniciar clique no botão de gravar e espere pelo menos 3 segundos para começar a falar; h) Ao encerrar, após concluir sua fala, espere pelo menos 3 segundos e depois clique no botão parar.