-
Última Atualização: 27 Outubro 2022
-
Criado: 27 Outubro 2022
-
Acessos: 1339
CGU promove capacitação sobre Programa de Integridade para gestores do IFSertãoPE
Na manhã desta quarta-feira (26), gestores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participaram de um encontro presencial, realizado no prédio da Reitoria, em Petrolina, com representantes da Controladoria Geral da União (CGU). A reunião teve como principal tema o Sistema de Integridade Pública no Poder Executivo Federal (Sipef), instituído pelo Decreto 10756, de 21 de julho de 2021, que trata da criação de Programas de Integridade nos órgãos da administração pública federal. Os Programas de Integridade visam prevenir, detectar, punir e remediar práticas de corrupção e fraude, irregularidades e de outros desvios éticos e de conduta.
Momento foi de diálogo com a CGU sobre o Programa de Integridade
A capacitação reuniu a reitora, Maria Leopoldina Veras, pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais e outros dirigentes de todos os sete campi do IFSertãoPE. Da CGU, participaram o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco, José William Gomes da Silva, e os auditores federais de controle e finanças, Abelardo Jorge Lessa Lopes e Márcio Alexandre Moraes. A reitora Leopoldina Veras destacou a importância do diálogo estabelecido com órgãos como a CGU, bem como a importância do Programa de Integridade para que o trabalho de interiorização da educação seja realizado pelo IFSertãoPE de uma forma cada vez mais transparente e reconhecida pela sociedade.
Participaram do encontro cerca de 30 gestores do IFSertãoPE
O Superintendente William Gomes destacou a importância da participação e do comprometimento de todos os gestores nas ações de Integridade. “Vocês devem ser exemplos de integridade, conduta ética e responsabilidade para todos os servidores de suas unidades. O Programa de Integridade não se efetiva sem o engajamento da alta gestão”, reforçou. A seguir, o auditor Abelardo Lopes fez uma breve explanação sobre o escopo de atuação da CGU e as bases legais referentes ao Sistema de Integridade Pública, aproveitando o momento para reforçar a importância das ações e da participação de toda a comunidade no Programa.
Para todos aqueles que quiserem saber mais sobre o tema, o IFSertãoPE já tem a segunda versão de seu Plano de Integridade, referente aos anos de 2022 a 2024, aprovado recentemente por meio da Resolução do Conselho Superior nº 38/2022. Consulte aqui!