-
Última Atualização: 18 Dezembro 2023
-
Criado: 18 Dezembro 2023
-
Acessos: 506
Professores do IFSertãoPE participam de missão na República do Benim, na África
Com o objetivo de capacitar extensionistas e profissionais envolvidos na cadeia de produção e transformação do caju, um grupo de professores e pesquisadores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores a participar de uma missão oficial na República do Benim, no continente africano. Composta de duas etapas, a missão é resultado do projeto “Fortalecimento do potencial produtivo e de transformação do caju no Benim – Benim Caju”, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da instituição.
A primeira etapa da missão decorreu no período de 25 de novembro a 4 de dezembro e contou com a participação dos professores Paulo Dalmás, Fábio Oliveira e Cícero Antônio Araújo. Já a segunda etapa, realizada no período de 5 a 17 de dezembro, contou com a participação dos professores Paulo Dalmás, Arão Cardoso e Amâncio Holanda. As duas etapas foram realizadas na cidade de Dassa-Zumé, localizada no interior do Benim. Entre as atividades desenvolvidas, foram realizadas diversas capacitações voltadas para profissionais ligados à cadeia produtiva do caju, envolvendo métodos de conservação e boas práticas de manejo e processamento da fruta.
A missão foi desenvolvida em duas etapas, com diversas atividades de treinamento e capacitação para os participantes
Segundo o coordenador técnico do projeto "Benim Caju", Paulo Dalmás, o prazo de execução das atividades está previsto para os próximos três anos. “Este projeto já é o segundo nesta linha, o primeiro foi realizado na Guiné-Bissau, no período de 2007 a 2015, e já há perspectiva da realização de novos projetos em outros países, sobretudo na África”, explica Dalmás. “A cooperação faz parte da política do governo brasileiro e do IFSertãoPE. Além da missão de pesquisa, ensino e extensão a nível nacional, tem a prerrogativa de atravessar as fronteiras, cooperando sobremaneira com os países menos desenvolvidos”, acrescenta.
Extensionistas e profissionais da cadeia produtiva do caju foram beneficiados com a ação
Além do próprio IFSertãoPE, a missão conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), da Embaixada do Brasil no Benim e do Governo da República do Benim. Localizado na região ocidental da África, o país possui uma população de 10 milhões de habitantes e a agricultura é uma das suas principais atividades econômicas, com destaque para a produção de caju, algodão e manteiga de carité, entre outros produtos.