-
Última Atualização: 30 Junho 2021
-
Criado: 30 Junho 2021
-
Acessos: 1468
IFSertãoPE inicia projeto para a implantação da cultura do cacau em áreas não tradicionais
Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (30), na reitoria do IFSertãoPE, foi dado início a um projeto que pretende elaborar um protocolo de produção do cacau, com a implantação e avaliação inicial de doze variedades da fruta, dois tipos de sistema de produção (com e sem sombreamento provisório), sistema de automação remota da irrigação com fertirrigação em pulsos e sensores automatizados de umidade de solo. Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão, Vitor Lorenzo, o coordenador de Programas e Projetos de Extensão, Alberto Bruno Bispo e o coordenador do projeto, professor Luis Fernando Campeche.
O encontro ocorreu na reitoria do IFSertãoPE
A proposta apresentada tem como objetivo monitorar a avaliação da produtividade e qualidade do cacau, com a finalidade de atender ao mercado de cacau fino e aproveitamento de subprodutos (casca, mel e polpa). A equipe executora conta, além do professor Luis Ferndando, com as presenças dos professores Fábio Freire de Oliveira e Cícero Antônio Araújo, e instituições de ensino como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal Rural de Pernbambuco (UFRPE), e a Agritechs, que tem expertise na cultura do cacau.
A ação conta ainda com o fomento de empresas privadas, como a 3V3 Tecnologia de Irrigação, PROJETAR irrigações, Central de Adubos e Valexport e consultoria da TRF Consultorias e Centro de Inovação do Cacau (CIC). De acordo com o professor Luis Fernando, as perspetivas são extremamente positivas. “Somos excelentes produtores em qualidade de frutas e o cacau é uma alternativa viável para a nossa região, além de ser uma commodity agrícola, com garantia de preço e mercado, trazendo maior previsibilidade de receitas. É uma oportunidade para nós pesquisadores e também para a formação profissional dos nossos alunos”, afirma ele.
As perspectivas para a implantação do projeto são promissoras
Para o pró-reitor de Extensão, Vitor Lorenzo, a participação do Instituto em iniciativas como essa pode alavancar os arranjos produtivos locais. “É importante ver o IFSertãoPE capitanear projetos que envolvam a comunidade de externa e que prospectem avanços para a região do Sertão Pernambucano. Ressaltamos a disponibilidade da Proext em apoiar ações e projetos idealizados pelos servidores da instituição”, ressalta ele.