Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Aula prática do curso de Paisagismo Ambiental e Arborização promove reflexão sobre a paisagem urbana de Petrolina

Nesta terça-feira (13), estudantes do curso de Paisagismo Ambiental e Arborização tiveram a oportunidade de olhar para a paisagem urbana de Petrolina de um jeito diferente. A praça Dom Malan, um dos símbolos da cidade, foi o ponto inicial da aula prática ministrada pelo bacharel em Composição Paisagística Gerson Reichert. Lá, os participantes do curso discutiram as possibilidades de intervenção nos elementos que compõem a praça, de modo a compor um espaço que tenha a mesma linguagem da Catedral.

Entre os principais pontos do diagnóstico levantado pelo grupo, chamaram a atenção a má distribuição e a falta de manutenção das árvores da praça. De acordo com Gerson, seria importante elaborar um projeto de arborização que respeitasse a simetria da Catedral, construção neogótica inaugurada em 1929, sob a coordenação do então Bispo Dom Malan. “É preciso um olhar mais atento à questão estética, urbanística e de uso do espaço”, destacou ele. 

A principal demanda levantada no diagnóstico feito pelos participantes do curso foi a necessidade de uma harmonização entre as construções arquitetônicas e a arborização da praça 

Da praça Dom Malan, o grupo seguiu pelas ruas e avenidas do centro da cidade, onde foi observada uma arborização ausente das árvores da caatinga. Algo que incomoda a pedagoga e estudante do curso de pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos, Daniela Santos. “O curso tem sido importante para evidenciar o contexto, a necessidade do entrosamento da flora da caatinga na paisagem urbana”, destacou ela. 

A necessidade de aproveitar as árvores da caatinga na paisagem urbana da cidade foi um dos temas discutidos na aula prática

“Estamos nos tornando mais sensíveis ao olhar uma área que não está arborizada, observando nela os aspectos técnicos e as possibilidades de melhoria do ambiente”, afirmou o biólogo e mestre em Botânica Danilo Souza, um dos mais assíduos participantes do curso. A possibilidade de utilizar o conhecimento técnico para transformar o ambiente foi o que impulsionou a estudante de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, Amanda Matias, a se inscrever. “Desde que ingressei em Agronomia, esta foi a área que mais me chamou a atenção”, ressaltou ela, que já está adiantando os conteúdos da disciplina de jardinagem e paisagismo, que será oferecida no próximo semestre. 

Responsável por ampliar a percepção dos alunos sobre a própria cidade onde vivem, Gerson Reichert ficou entusiasmado com a empolgação da turma. “Eu vejo uma vontade de melhorar a cidade associada a uma necessidade real de se arborizar o espaço urbano. Aqui tem uma incidência grande de calor e baixas precipitação de chuva e umidade do ar. A arborização iria melhorar tudo isso”, afirmou ele. 

Os diálogos serviram para ampliar a percepção dos estudantes sobre o lugar onde vivem 

Na manhã desta quinta-feira (15), foi realizada uma palestra sobre o tema "Paisagismo Ambiental e Arborização Urbana e Produção de Mudas de Grande Porte", no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com carga horária de 30 horas, o curso de Paisagismo Ambiental e Arborização é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA) e das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE. As atividades seguem até este sábado (17).  

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350