Campus Ouricuri participou do lançamento do Plano de Ação Territorial da Apicultura do Sertão do Araripe do Banco do Nordeste

O diretor em exercício do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Farnezio de Castro, juntamente com os professores João Paulo Holanda Neto e Társio Alves participaram, ontem (28), do lançamento do Plano de Ação Territorial da Apicultura do Sertão do Araripe, vinculado ao Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste.

O diretor em exercício, Farnezio de Castro, fez parte da mesa de abertura do evento

O evento ocorreu na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina e teve início com a apresentação da orquestra Maestro Álvaro Campos. Logo após, foi formada a mesa de abertura, composta por autoridades dos municípios de Araripina, Exu, Bodocó e Moreilândia e por representantes do campus Ouricuri do  IF Sertão – PE, Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina  e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Servidores do campus Ouricuri com o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Ronald Nascimento da Silva

O diretor geral em exercício do campus Ouricuri, Farnezio de Castro, falou sobre a relevância de participar do lançamento  do Plano de Ação Territorial da Apicultura do Sertão do Araripe. “Esse momento é muito importante para nós do campus Ouricuri do IF Sertão – PE porque temos trabalhado bastante no sentido de fortalecer a Apicultura na nossa região. Então, eu acho que o Banco do Nordeste foi muito feliz na escolha com relação ao tema que será tratado no Plano de Ação Territorial. Por fim, em nome do campus Ouricuri,  agradeço ao Banco do Nordeste, em nome de Juliano da Silva, pela parceria e pelo convite e reafirmo o compromisso da nossa Instituição em contribuir com Ensino, Pesquisa e Extensão para desenvolver nossa região”, disse o gestor em exercício.

Logo após o momento de fala das autoridades, ocorreu a apresentação do Plano de Ação Territorial, dos membros do Comitês Gestores Municipais de Araripina, Bodocó, Exu e Moreilândia e dos membros do Comitê Gestor Territorial, no qual são membros os professores  Társio Alves (titular) e João Paulo Holanda Neto (suplente).

O docente Tarsio Alves avaliou a importância de participar do evento. “É importante o campus Ouricuri participar de eventos que promovam o desenvolvimento de arranjos produtivos locais no Sertão do Araripe, pois vai ao encontro da nossa missão de promover a educação profissional, científica e tecnológica, por meio do ensino, pesquisa, inovação e extensão, para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável”, declarou o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) da Instituição. Ele também relatou a relevância da Instituição ter assento no Comitê Gestor Territorial. “ O campus  Ouricuri contribuiu com a construção do Plano de Ação Territorial da Apicultura do Sertão do Araripe, que foi divulgado hoje e participará de diversas ações que contribuirão para desenvolver a Apicultura nos quatros municípios participantes do programa”, afirmou.

O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual de Pernambuco, Ronald Nascimento da Silva, contou sobre a importância do PRODETER e da parceria com as Instituições de Ensino. “ O Programa de Desenvolvimento Territorial é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial  e a nossa ideia de desenvolvimento parte sempre do protagonismo local, ou seja, dos atores locais, da governança local.  Nós sempre fazemos uma analogia com uma hélice de cinco pás e cada pá daquela é uma entidade, é uma representação e nessa representação, um das pás é justamente as instituições de Ensino e Pesquisa. São delas que partem as inovações. Então, é muito importante a participação de instituições como o IF Sertão – PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre outras”, declarou o gestor.

Ao final, ainda ocorreu uma apresentação de Xaxado feita pelo grupo de terceira idade Vida e Movimento.

Plano de Desenvolvimento Territorial – Segundo o Banco do Nordeste, o PRODETER é uma estratégia do banco para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da Região.

Plano de Ação Territorial – O Plano de Ação Territorial da Região do Araripe de Pernambuco será aplicado nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu e Moreilândia e tem o objetivo geral de aumentar em 50% a produtividade de mel dos apicultores integrantes do Plano de Alçai Territorial do Sertão do Araripe, no período de três anos, buscando proporcionar a adoção de conhecimentos relacionados ao beneficiamento e efetivação da certificação do mel, ampliar a participação no mercado com a expansão de canais de comercialização para além dos limites dos municípios, entre outros.

Fotos: Lídio Parente