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Projeto de extensão do campus Ouricuri assessorou escolas municipais a construírem Projetos Políticos Pedagógicos

Recentemente, o campus Ouricuri do IF Sertão-PE concluiu o projeto de extensão “Assessoria às Escolas Municipais de Ouricuri para a elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos”, orientado pelo docente de História da unidade escolar, prof. Me. Andrey Borges Bernardes.

 

20 das 21 escolas municipais de Ouricuri elaboraram o Projeto Político Pedagógico, por meio da assessoria do professor Andrey Borges

O projeto teve início em 2019 e durou 18 meses, mas o professor Andrey Bernardes tem trabalhado a elaboração de Projeto Político Pedagógico (PPP) desde 2016 (através de outros projetos de extensão que contaram, ao todo, com três alunos bolsistas), tendo a escola Pedro Teles de Oliveira, situada no povoado Passagem de Pedras, como a primeira unidade escolar assessorada por ele. Como obteve sucesso, o docente foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação para expandir o projeto para outras 19 escolas municipais de Ouricuri.

A assessoria durou 18 meses

De acordo com o prof. Andrey Bernardes, vinte escolas municipais concluíram parcialmente o PPP, contudo, informou que o documento elaborado – o PPP – deve ser revisado periodicamente e, por isso, nunca será finalizado. O servidor contou também que, após ouvir solicitações capacitações nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática foram realizadas pelos professores do campus Ouricuri, Elias Coelho (prof. de Língua Portuguesa), Jairo Quintans e Rivânia Lima (ambos profs. de Matemática), para educadores das unidades escolares municipais. Houve também um registro fotográfico das escolas e material gráfico produzidos, respectivamente, por Lídio Parente e Milena Monteiro.

O prof. Andrey Bernardes fez uma avaliação sobre o projeto “Assessoria às Escolas Municipais de Ouricuri para a elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos”: “Pessoalmente, fiquei muito satisfeito com o projeto. Em primeiro lugar, porque me permitiu conhecer mais profundamente a realidade municipal, incluindo os povoados da zona rural. Conheci todas as escolas, muitos bairros que não conhecia, povoados rurais, muitos colegas de trabalho que lecionam no município, todas as equipes gestoras... enfim, tive ocasião de ter uma visão ampla da educação no município e pretendo estudar a história da educação municipal no doutorado, dando continuidade a estas minhas pesquisas. Também foi positivo, pois houve envolvimento das equipes gestoras e sinto que o trabalho foi importante e significativo para muitas delas. Este tipo de coisa não tem como mensurar, mas a confiança, o respeito e a relação que estabeleci com algumas delas são, para mim, evidência da relevância do trabalho”. O docente também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores da Instituição que auxiliaram o projeto.

Fotos: Lídio Parente

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