Campus Ouricuri promoveu a segunda edição do Dia do Químico

Com o tema  “Ampliando Fronteiras da Educação”, a Coordenação do curso de Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu, no último dia 19 de junho, a segunda edição do Dia do Químico, que aconteceu de forma on-line.

Palestrantes do segundo dia do Químico

A abertura foi realizada pelo professor Renato Cesár e contou com as participações do diretor geral do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, do chefe do Departamento de Ensino, Alcidênio Soares, e do coordenador da Licenciatura em Química, Arthur Alcântara. Confira as falas deles:

“Primeiramente, parabenizo a todos membros da comissão, monitores e palestrantes  pela realização do evento e gostaria de ressaltar que o campus Ouricuri  está sempre tentando promover a proximidade com a comunidade acadêmica”, disse o diretor Paulo Alvacely;
“Queria agradecer aos membros da comissão, aos palestrantes, aos monitores e aos inscritos por participarem do evento e também ressaltar que, mesmo em tempos difíceis de isolamento social ocasionado pela pandemia, precisamos continuar nas discussões científicas e falando cada vez mais de ciência com vista no desenvolvimento científico do país”, falou o professor Renato César;
“Gostaria de parabenizar todos os químicos e estudantes de química pelo nosso dia comemorado no dia 18 de junho e também parabenizo toda sociedade, que se beneficia das nossas descobertas científicas. O conhecimento científico é muito importante e se mostra relevante nesse momento que estamos vivendo. Isso torna evidente o papel do químico para a sociedade. Desenvolvendo medicamento, produtos de higiene, produtos de limpeza, dentre outros benefícios que podemos destacar para contribuir com o bem-estar da sociedade e também com o desenvolvimento científico do nosso país, em especial dos estudantes do Sertão Pernambucano. Então, oferecemos o evento com todo carinho para vocês e esperamos que se sintam mais motivados para aprender sobre ciência”, afirmou o coordenador do curso Licenciatura em Química;
“É uma felicidade muito grande poder oferecer esse encontro mesmo que virtualmente, é lógico que estaríamos mais felizes se pudéssemos estar juntos com nossos  alunos. Enfim, tudo tem suas vantagens e desvantagens. E essa forma de encontro tem uma vantagem de trazer palestrantes de vários locais do país e desde já aproveito para agradecer aos palestrantes por nos ajudar a difundir a ciência no Sertão Pernambucano. E da mesma forma, os alunos, pois, conseguimos muito inscritos de todo o Brasil. Então, aproveito para parabenizar a todos os membros da comissão pela realização do evento”, contou o chefe do Departamento de Ensino, Alcidênio Soares.
A aluna Jéssica Alves expôs a opinião dela sobre o evento. “ Foi simplesmente incrível. Vou levar o dia de hoje em minha memória acadêmica com certeza, pois foi de muito aprendizado, consegui perceber o quão bom é ser como professor de química, cada palestra foi de grande incentivo, cada palestrante foi mais maravilhoso que o outro. Quando me formar quero dar um show de aula como cada um deles deram hoje no 2° dia do Químico do  campus Ouricuri”, declarou.
A segunda edição do Dia do Químico foi composto pelas palestras “Cromatografia: a arte de separar na química dos produtos naturais” (Sandra Kelle Souza Macêdo – IFPI), “A Química dos Terras – Raras: Características, Luminescência e Aplicações” (Alexsandro da Silva Cavalcanti – IFPE), “A química e a Doença de Alzheimer: Visão geral da doença e suas perspectivas” (Marlon Profeta de Almeida – UFSCAR), “A ciência é pop? Deveria ser” (Roberto Alves de Souza Luz – UFPI), “O que é nanociência?” (Lucas Samuel Soares dos Santos – UFT), “O cenário atual de combustíveis e o impacto ambiental” (Hélson Ricardo Cruz Falcão – IFMA), “Gestão dos Resíduos Sólidos Oriundos de Equipamentos Eletroeletrônicos – Lixo eletrônico: Produção, Reciclagem, Reutilização, Descarte e danos ao Meio Ambiente” (Jozemir Miranda dos Santos – IFGOIANO) e “ Tecnologias digitais no ensino de Química:antes, durante e depois” (Bruno Leite – UFRPE).