Campus Ouricuri promoveu Jornada Pedagógica

Com o tema “Ensino Remoto: traçando novos caminhos para a aprendizagem”, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE  promoveu, nos dias 03, 04 e 06 de agosto, a Jornada Pedagógica da unidade escolar. O evento foi realizado de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A Jornada Pedagógica iniciou com uma acolhida feita pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). A técnica em Assuntos Educacionais da Instituição, Talita Mirella, disse que o NAP está disponível para dirimir as dúvidas e dialogar com os docentes. “ Minha fala é no sentido de que estejamos abertos para este novo modelo de ensino híbrido. O Núcleo de Apoio Pedagógico está disponível a todos vocês, para o que vocês precisarem, qualquer dúvida, qualquer angústia, nós estamos em sentinela. É esse o termo. O NAP está de sentinela para atender a todos vocês quando precisarem”, declarou a servidora.

O pedagogo do campus Ouricuri, Edílson Raniere, deu dicas para gravação de videoaulas em casa e falou: “Fico feliz com a participação em massa. Então, pra gente, isso é uma satisfação enorme. Num contexto totalmente adverso, e nós termos essa participação em massa. Então, de certa forma, todos nós estamos de parabéns, por estarmos superando esse momento tão atípico, que estamos vivendo”.

O também técnico em Assuntos Educacionais da unidade escolar, João Batista Nunes, orientou os docentes sobre os planos de aula, bem como pontuou a respeito do Processo de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Remoto. “É importante estar fazendo a adequação do plano aula presencial para o plano de aula para o Ensino Remoto, lembrando que este novo modelo de ensino tem suas especificidades”, contou o servidor.

Após a acolhida, o chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Alcidênio Pessoa, ministrou palestra sobre o Planejamento das Atividades Remotas, na qual o docente apresentou o novo site que será criado para divulgar as informações do Ensino Remoto, bem como demonstrou um exemplo de plano de aula e dirimiu dúvidas dos docentes.

Na terça-feira (04), ocorreu a mesa-redonda “Compartilhando Experiências” com a participação do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Três Corações do IFSULDEMINAS, momento em que, o servidor contou como sucedeu o início das aulas remotas, assim como relatou as dificuldades, os desafios enfrentados no Ensino Remoto no campus Três Corações.

Na quinta-feira (06), aconteceu a oficina “Google Classroom”, ministrada pelo professor do campus Floresta do IF Sertão – PE, Tássio Gonçalves, na qual foi apresentada, de forma minuciosa, a plataforma, que será utilizada no Ensino Remoto, bem como foi franqueada a palavra aos docentes com intuito de elucidar as dúvidas sobre o Google Classroom.

O chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, prof. Alcidênio Pessoa, fez um relato sobre as capacitações ofertadas pela Instituição, visando a implantação do Ensino Remoto. “Em função da impossibilidade de retorno presencial com segurança para todos que fazem a nossa Instituição, seguimos com as ações para implantação do Ensino Remoto. Nos últimos dias, foram realizados diversos encontros com os docentes do campus Ouricuri com a finalidade de orientar, tirar dúvidas e apresentar algumas ferramentas, que serão utilizadas para dar vida ao Ensino Remoto. Esses momentos foram importantes para reduzir a ansiedade dos nossos docentes e prepará-los para enfrentar esse desafio, que é a implementação do Ensino Remoto com qualidade e focado em atender as necessidades dos nossos alunos”, declarou o docente.