Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do campus Ouricuri, do IF Sertão – PE, promoverá palestra “Meliponicultura: abelhas na produção sustentável” na próxima quinta-feira (08)

Nesta quinta-feira (08), a partir das 19h, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do campus Ouricuri, do IF Sertão – PE, por meio do evento “Ciclo de Palestras do NUPEA”, realizará a palestra “Meliponicultura: abelhas na produção sustentável”, que será proferida por Epifânia Emanuela de Macêdo Rocha (Doutora pela Universidade Federal do Ceará e membro da Associação Cearense de Meliponicultores) e Hiara Marques Meneses (Doutoranda pela Universidade Federal do Ceará e presidente da Associação Cearense de Meliponicultores).

A palestra abre o segundo módulo do Ciclo de Palestras do NUPEA nomeada de “Meliponicultura”. O evento será transmitido pelo canal do YouTube “ifsertaope.ouricuri”, disponibilizará certificado para os inscritos e será promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do campus Ouricuri, em parceria com AGRODÓIA, APIME, ONG CHAPADA, ONG CAATINGA, Banco do Nordeste (BNB) - Prodeter, CODEVASF e SEBRAE.

Para se inscrever, é necessário ter cadastro no site IF Eventos. Caso o(a) interessado(a) já o possua, deve fazer o acesso com login e senha e confirmar a inscrição na palestra. Caso o(a) interessado não tenha cadastro, deve realizá-lo, informando os dados solicitados. Tudo isso deve ser feito por meio do link: ifeventos.ifsertao-pe.edu.br.

O Ciclo de Palestras do NUPEA terá, ao todo, 16 palestras e a desta quinta-feira (08) será a sexta da sequência e a primeira do módulo “Meliponicultura”. As 16 palestras estão divididas em três módulos, sendo eles: “Conhecendo o Mundo das Abelhas”, “Meliponicultura” e “Apicultura”. Por fim, a comissão organizadora do evento ressalta que as palestras do módulo “Conhecendo o Mundo das Abelhas” foram gravadas e já estão disponíveis no nosso canal do YouTube “ifsertaope.ouricuri”.

Confira o currículo das palestrantes:

EPIFÂNIA: Doutorado em Zootecnia, com linha de pesquisa em Abelhas e Polinização (2018). Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Zootecnista (2010). Atualmente atua como pesquisadora no projeto "Criação, multiplicação e manejo de polinizadores nativos para a polinização agrícola no Brasil". Fez parte da equipe da Rede de Polinizadores do Brasil (Rede de Polinizadores do Cajueiro), como bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País - A (ATP-A) deste projeto (2010-2011). Faz parte do Grupo de Pesquisa com abelhas (GPA), atuando no manejo e multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão no Meliponário do Setor de Abelhas da UFC, além de participar de pesquisas sobre o comportamento de pastejo e POP dessas abelhas. Foi estagiária voluntária do setor de apicultura (2006) atuando no manejo de abelhas africanizadas; bolsista de Iniciação Científica PIBIC (2008 a 2009) e coordenadora do Centro de Atividades Apícolas (CAAP) grupo que divulga o estudo da Apicultura (2008-2010).

HIARA: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016) na área de Abelhas e Polinização. Atualmente é doutoranda em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Abelhas e Polinização. É a atual Presidente da Associação Cearense de Meliponicultores-ACMEL. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em abelhas Apis mellifera (Apicultura), meliponíneos (Meliponicultura), criação e manejo de polinizadores na agricultura, multiplicação de colônias e nutrição de abelhas.