Alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações e professor de História, Andrey Borges, produziram podcast “As Barbas do Imperador”

Sob a orientação do professor de História do Campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Andrey Borges, os alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações da turma 2018.1, Alex Vinicius Pereira, Bruna Gabriele Alencar, Bruno Lima, Daniel Pereira, Erick Filipe Coelho, José Alexandre Araújo, José Arthur Leite, Júlio Cezar Bezerra, Maria Eugênia Ramos, Maria Vanessa Lopes, Pedro Ricardo de Souza e Wanessa Alves produziram o podcast “As Barbas do Imperador”.

O  podcast “As Barbas do Imperador” tem 15 episódios com duração total de 1h30min e está hospedado na Plataforma Anchor (https://anchor.fm/asbarbasdoimperador). Ele também pode ser ouvido pelo Spotify e pelo Google Podcasts.

“As Barbas do Imperador” tem por tema geral o Segundo Reinado, mas também aborda, entre outros tópicos, a escravidão, a Guerra do Paraguai, as residências imperiais, o que era ser nobre no Brasil, as viagens de D. Pedro II pelo mundo, o gosto dele pelas ciências e pelas artes, a proclamação da República, o exílio de D. Pedro e a forma como se criou uma mitologia em torno do velho monarca.

O docente Andrey Borges explicou como surgiu a ideia de criar o podcast “As Barbas do Imperador”, bem como contou sobre a importância dele. “Um dos temas estudados pela turma na segunda etapa do ensino remoto foi o Segundo Reinado, período em que D. Pedro II foi o Imperador do Brasil. Para este estudo, propus aos estudantes que lessem a História em Quadrinhos ‘ As Barbas do Imperador: D. Pedro II, a história de um monarca em quadrinhos ‘, escrita pela historiadora Lilia Schwarcz e ilustrada pelo Spacca. Para além da leitura, sugeri que cada estudante escolhesse um capítulo (são 15 capítulos na HQ) e fizesse uma síntese detalhada. Esta síntese seria utilizada para a elaboração de um roteiro que, posteriormente, serviria para a gravação de um episódio do podcast. A produção do podcast, portanto, foi uma metodologia ativa para o estudo do tema. Ao invés de passivamente receberem do professor o conteúdo sobre o tema, eles ativamente produziram um novo conteúdo que, inclusive, pode servir a outros estudantes interessados no tema. Por fim, a elaboração do podcast tem a ver com a utilização de tecnologias da informação e de novas mídias de produção e compartilhamento de conteúdos, que são hoje a fronteira do desenvolvimento tecnológico e educacional. Estas mídias e tecnologias se tornaram ainda mais importantes durante a pandemia. A ideia do podcast, portanto, é resultado da confluência da necessidade de utilizar metodologias ativas, de tecnologias da informação e de mídias digitais no processo de aprendizagem dos estudantes”, disse o professor.

O aluno Júlio César Bezerra falou sobre a experiência de ter participado do podcast “As Barbas do Imperador”. “Achei a experiência muito produtiva, além de ter aprendido um pouco mais sobre a Proclamação da República e as viagens de Dom Pedro II (meu tema); pratiquei minha habilidade de síntese oral”, disse.

A discente Wanessa Karolayne Alves também contou como foi a experiência sobre a elaboração do podcast. “Foi uma ótima experiência. Estudamos bastante e escrevemos roteiros. Acredito que aproximou o tema Segundo Reinado dos alunos e a atividade foi importante para absorver o conteúdo”, declarou.