Discentes do campus Ouricuri produzem podcast “Crianças da Bielorrússia – Histórias da Segunda Guerra”

Sob orientação do professor das disciplinas de História, Andrey Borges, alunos das turmas 2018.1 do Ensino Médio Integrado em Edificações e Informática estão produzindo o podcast “Crianças da Bielorrússia – Histórias da Segunda Guerra”, atividade proposta na disciplina História 6. O podcast é baseado no livro “ As Últimas Testemunhas”, escrito por Svetlana Aleksiévitch.

O podcast terá 24 episódios e pode ser ouvido nas plataformas de distribuição de podcast. Os primeiros episódios já estão disponíveis gratuitamente ao público. O docente falou sobre o podcast. “Consiste na leitura dramática de depoimentos de sobreviventes da II Guerra. A Bielorrússia, que fazia parte da União Soviética, foi invadida e arrasada pelos nazis. Muitas crianças passaram pelo terror da guerra e contaram seus depoimentos à Svetlana Aleksievitch muitos anos depois. Conhecer sobre a guerra através da leitura destes depoimentos gera um grande impacto, por vezes maior do que estudar sobre a guerra teoricamente. Em outras palavras, o depoimento humaniza, dá sentimentos e emoções aos acontecimentos”, disse.

A aluna de Edificações 2018, Wanessa Karolayne, contou sobre a experiência de participar da produção do podcast. “Eu gostei bastante da experiência de participar do podcast. Quando estudamos sobre o assunto, normalmente vemos só um fragmento da história, ou seja, sabemos que as pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas mas quando lemos os depoimentos dessas pessoas (eu pelo menos) me compadeço com a dor dessas famílias. Nos depoimentos mostram o dia-a-dia dessas pessoas, de como elas faziam para sobreviver em meio a tanto caos; foi muito emocionante ler, pois eu me coloquei no lugar daquela criança de 7 anos que foi separado do pai por muito tempo e que teve sua mãe morta pelos nazistas”, falou.

A estudante de Informática 2018, Laura Costa, também relatou como foi a experiência de estar entre os elaboradores do “Crianças da Bielorrússia – Histórias da Segunda Guerra”. “ a experiência foi incrível, tanto ensaiar a leitura dramática, quanto refletir sobre os impactantes relatos das vítimas da II Guerra Mundial. Foi também muito gratificante ter a oportunidade — Através da ideia do prof. Andrey — de produzir um lindo trabalho que está disponível para todo o mundo”, falou.

O docente Andrey Borges fez uma avaliação sobre a realização do podcast. “ A realização do trabalho foi excelente, na minha perspectiva. Duas turmas foram envolvidas e todos os estudantes tinham que ler, obrigatoriamente, um depoimento. No entanto, a gravação do Podcast com a leitura dramática era opcional. Mesmo sendo opcional, 24*estudantes escolheram fazer a gravação, o que é um indício do envolvimento das turmas no trabalho. Nós já havíamos feito um estudo profundo sobre a guerra, envolvendo textos, vídeos aulas e filmes. Ao conhecer o depoimento de sobreviventes, o conhecimento e apropriação dos estudantes se tornou ainda maior. Fora isso, não foi um aprendizado passivo. Mais uma vez, os estudantes atuaram na produção de conteúdo e, para tal, tiveram que se apropriar dos conteúdos estudados. Antes de gravar o Podcast, eles tinham que ler a história, enviar suas dúvidas acerca da leitura, pesquisar no Google Maps o local onde os eventos ocorreram, em suma, compreender o que estavam lendo. Só então vinha a parte da gravação da leitura. Acredito que com isso, os estudantes atuaram ativamente neste processo de aprendizagem. Por fim, além de aprenderem, produziram conteúdo que pode favorecer os estudos de outras pessoas interessadas no tema, e se apropriaram de tecnologias da informação para produção e difusão de conteúdo. A edição dos áudios ficou por minha conta, mas a gravação e administração da conta na plataforma onde foi disponibilizado ficou por conta dos estudantes”, considerou. Acesse o podcast aqui

Confira o nome dos alunos que participaram do projeto:

ALEX VINICIUS DE SOUZA PEREIRA

BRUNA GABRIELE DE OLIVEIRA ALENCAR