Apicultura de precisão é tema da palestra de abertura de eventos sobre a criação de abelhas

Começam nesta quinta-feira (01) o IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe. A abertura dos eventos será marcada pela palestra intitulada: “Apicultura de precisão: algoritmos e internet das coisas auxiliando os apicultores”, que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Rafael Braga. O evento será totalmente online, transmitido pelo canal do IF Sertão-PE, Campus Ouricuri, no You Tube, a partir das 18h.

O IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe vão englobar 11 palestras, três oficinas e uma mesa-redonda. Os eventos são gratuitos e garantem certificação aos participantes que se inscreverem através do IF Eventos.

A realização do encontro e do simpósio é do IF Sertão-PE, Campus Ouricuri, em parceria com a Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO). Os eventos contam ainda com os apoios da Agrodoia, Apime, Ong Caatinga, Ong Chapada, Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, Codevasf, ICMBio Araripe, Sebrae e Senar-PE.

Perfil do palestrante

Antônio Rafael Braga é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá. Possui graduação em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará (2007), em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2014), mestrado (2012) e doutorado (2020) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Braga é membro do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) e do Center for Analytics Research & Education (CARE). Tem experiência nas áreas: Sistemas de Informação, Teleinformática e Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das Coisas, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados, Inteligência Computacional Aplicada, Reconhecimento de Padrões e Apicultura de Precisão.

Com informações de Milena Monteiro