-
Última Atualização: 11 Mai 2015
-
Criado: 08 Mai 2015
-
Acessos: 4041
Câmpus Ouricuri promoveu competição de lançamento de foguetes
O câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE realizou, ontem (8), a competição de lançamento de foguetes com objetivo de classificar os discentes para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorrerá no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelos docentes da disciplina de Física, João Humberto Junior, Samuel dos Santos e Miguel Roa.
A primeira colocação da competição ficou com os alunos do Ensino Médio Integrado de Edificações, Leonardo da Silva, Marcos Vinícius, João Henrique, Ricardo Rodrigues e Emerson Nunes, que lançaram o foguete e atingiram o alcance de 215,3 metros. O aluno Leonardo da Silva considerou muito importante ter participado do evento preparativo para o MOBFOG. “É muito interessante por que aprendemos novos conteúdos nos divertindo”, afirmou.
O professor Samuel dos Santos (vestido de camisa preta) com os alunos na competição de lançamento de foguetes
O docente Samuel dos Santos comemorou a participação dos discentes na atividade. “Tivemos a participação direta de 70 alunos e tenho observado empenho deles. Há um grande avanço nos alcances dos foguetes, o que mostra um aperfeiçoamento de técnicas de lançamento e uma melhor compreensão das grandezas física envolvidas no sistema”, celebrou o professor.
O foguete foi construído com garrafa pet e o lançamento dele só ocorre pela pressão do gás carbônico gerado a partir da reação de vinagre (com porcentagem de 3 % de ácido acético) e bicarbonato de sódio interno ao projétil, com isso, se objetiva a ter o maior alcance possível, a partir de uma base concebida com canos de PVC.
Momento do foguete sendo lançado
O diretor do câmpus Ouricuri, Jean Carlos, afirmou que a realização de eventos deste tipo faz com que o aluno saia do padrão de sala de aula como ambiente fechado. “A competição de lançamento de foguetes eleva o discente ao status de construtor e até desenvolvedor de um produto real, podendo colocar toda a sua criatividade na aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula e, isto, funciona como item motivador e distancia o aluno daquela ideia que a física e química são disciplinas complicadas”, disse.
A competição de Foguetes também contou com a colaboração dos servidores Edinaira Deodato, Elson Lima, Flávio Júlio, Paulo Alvacely, Évio Galindo e Isaac Bandeira.