“Clube Literagir” inicia suas atividades promovendo a leitura de textos de autoria feminina

Muitas são as vozes femininas que, de diversas formas e estilos literários, ofereceram ou ainda oferecem novas perspectivas e olhares sobre a complexidade das relações humanas e a própria vida das mulheres numa sociedade (ainda) predominantemente patriarcal. É com essa proposta que o “Clube Literagir” - Clube de Leitura Literária, um projeto de ensino do campus Ouricuri, dará início às suas atividades a partir do próximo mês de novembro, promovendo a leitura e o diálogo sobre textos fundamentais escritos por diferentes gerações de autoras da literatura brasileira.

Por meio de encontros quinzenais, realizados sempre às terças-feiras, das 16h às 18h, a primeira temporada do “Clube Literagir” irá propor reflexões sobre nomes tão diversos como os de Clarice Lispector, Cida Pedrosa, Júlia Lopes de Almeida e Carolina Maria de Jesus, entre outras escritoras destacadas da literatura nacional. Para participar dos encontros, os estudantes interessados deverão se inscrever no período de 25 de outubro a 5 de novembro, através do formulário disponível nesta página, sendo as vagas limitadas aos 25 primeiros inscritos. Os inscritos que tiverem participado de, pelo menos, 75% dos encontros receberão certificados ao final da primeira temporada, que decorrerá entre 9 de novembro de 2021 e 22 de março de 2022 - data esta que assinala as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Confira, a seguir, a programação completa da primeira temporada do “Clube Literagir: lendo mulheres”:

9/11/21 - Uma “felicidade clandestina”: lendo Clarice Lispector

23/11/21 - Um encontro com “As filhas de Lilith”: lendo Cida Pedrosa

7/12/21 - “Sendo para tudo mais o protótipo da nulidade”: lendo Júlia Lopes de Almeida

21/12/21 - “Um alpendre, uma rede, um açude”: lendo Rachel de Queiroz

25/1/22 -  “Venha ver o pôr do sol”: lendo Lygia Fagundes Telles

8/2/22 -  “Qual é a cor úmida dos teus olhos?”: lendo Conceição Evaristo

22/2/22 -  “A Felicidade passou por aqui?”: lendo Carolina Maria de Jesus

08/3/22 - “Nossa ancestralidade nos alimentará para sempre”: lendo escritoras indígenas

22/3/22 - “Era um livro para se ficar vivendo com ele”: compartilhando experiências de leitura (encerramento do projeto)

Sobre o “Clube Literagir”

Idealizado pelos professores e professoras de Língua Portuguesa do campus Ouricuri, o "Clube Literagir" é um projeto de ensino que tem como foco a disseminação da leitura literária, vista como um importante instrumento de interação, reflexão, emancipação e transformação. Por meio da literatura, busca criar um espaço de compartilhamento de experiências de leitura e reflexões, envolvendo a participação de estudantes e demais interessados.