Campus Ouricuri promoveu Aula Inaugural “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”

Ocorreu, na quinta-feira (28/07), a aula inaugural do curso livre de extensão “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”. O evento foi realizado no auditório da Instituição e teve início com uma apresentação cultural dos alunos do campus Ouricuri. A aula inaugural do curso “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica” foi ministrada pela professora doutora Maria Carmem Freire Diógenes Rego, coordenadora do Grupo de Estudos Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qual ela abordou, entre outros temas, a Trajetória de Paulo Freire, a Educação para Paulo Freire, Educação Bancária x Educação Libertadora e as experiências do GEPEM.

Confira abaixo as falas da mesa de honra do evento:

A secretária de Educação de Ouricuri, Eliana Guedes, relembrou as parcerias realizadas entre o campus Ouricuri e a Prefeitura de Ouricuri. “Estreitamos parcerias com o campus Ouricuri e com diversos servidores da Instituição, entre elas, a parceria com o professor de História, Andrey Bernardes, através do projeto Assessoria às Escolas Municipais de Ouricuri para a elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos, que foi um trabalho de excelência. Então, estou muito feliz, nesta manhã, com tudo que estamos conquistando com as parcerias com o campus Ouricuri e de modo especial quero agradecer às professoras e coordenadoras do curso livre de extensão Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica, Elyara Oliveira, Juliette Araújo e Antônia Chaves. O curso chegou em boa hora”, disse a secretária.

O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, também recordou parcerias com a unidade escolar, bem como opinou sobre a importância do curso livre. “Vai atender toda rede municipal de ensino de Ouricuri com o intuito de ter professores cada vez mais capacitados para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem de todos os nossos alunos, o que é o verdadeiro sentido de estarmos hoje aqui reunidos. E também estou feliz em poder aqui celebrar todas as parcerias com o Instituto Federal como os projetos Assessoria às Escolas Municipais de Ouricuri para a elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos, I Feira de Ciências do IF Sertão PE campus Ouricuri: o Sertão Faz Ciência, bem como celebrar agora a realização do curso Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”, declarou o gestor do executivo municipal.

Para os professores da rede municipal de ensino, a docente das disciplinas de Pedagogia do campus Ouricuri e uma das coordenadoras do curso, Elyara Oliveira, falou: “Fico muito feliz por estarem aqui, por estarem abertos ao diálogo e embarcarem conosco na construção deste curso. Esperamos que tenhamos momentos de aprendizado e que ambos possamos aprendermos juntos, aprendermos em comunhão”.

O pró-reitor de Extensão do IF Sertão PE, Vitor Lorenzo, explicou sobre a importância dos Núcleo de Extensão, uma vez que a partir da criação dos núcleos é que foi possível a realização do projeto.
“A ideia do projeto e do curso Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica surgiu do projeto chamado Núcleo de Extensão, que foi criado na Pró - Reitoria de Extensão com as Coordenações de Extensão dos campi. E o intuito dos Núcleos de Extensão é justamente integrar professores de diferentes áreas para conseguir trabalhar as temáticas relevantes do município e, aqui em Ouricuri, nós temos a satisfação de ter dois núcleos aprovados e o nosso objetivo com eles é aproximar a comunidade da Instituição. Então, nós estamos muitos felizes de ter vocês ( professores da rede municipal de Ouricuri e cursistas) aqui ”, afirmou Vitor Lorenzo.

Também estiveram presentes ao evento, o diretor do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, o chefe do Departamento de Ensino, Alcidênio Pessoa, a técnica em Assuntos Educacionais e representante do Núcleo Pedagógico, Talita Mirella, o coordenador de Extensão, Sílvio Fernandes, as professoras e coordenadoras do curso, Juliette Araújo e Antônia Chaves, os alunos bolsistas, Sara Stefania, Giselle Farias, Danilo Costa, Graciane Souza e a secretária-adjunta de Educação de Ouricuri, Luciana Parente. O projeto conta, ainda, com o discente Eduardo Siqueira.

O curso está vinculado ao núcleo de extensão Educação e Realidade, aprovado no Edital Nº004/2022 da PROEXT – IFSertãoPE, sob a coordenação das professoras Antônia Chaves Ferreira, Elyara Lima de Oliveira e Juliette Araújo Maia, com mentoria do coordenador de Extensão, Silvio Fernandes. A execução do curso tem caráter interinstitucional em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Ouricuri/PE.