Campus Ouricuri promoveu o Dia D da Saúde

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri e Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE), o Setor de Assistência à Saúde do campus Ouricuri promoveu, ontem (31/08), o evento Dia D da Saúde, que ocorreu nos turnos da manhã e da tarde. O Dia D da Saúde teve, entre outras ações, palestra, orientação e avaliação nutricional, distribuição de materiais informativos, aferição de pressão, realização de testes rápido para HIV e Sífilis, cadastramento de voluntários para doação de sangue e medula óssea.

Diversos atendimentos de prevenção e promoção à saúde foram realizados

A enfermeira do campus Ouricuri, Wyara Espírito Santo, falou sobre o evento. "O dia D de saúde do campus Ouricuri superou as minhas expectativas, fiquei muito feliz com a adesão de toda a comunidade acadêmica, fizemos mais de 200 atendimentos de prevenção e promoção à saúde, envolvendo servidores e discentes. Pela manhã, tivemos oferta de serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação e avaliação nutricional pelo nosso Setor de Assistência à Saúde do campus; realização de testes rápidos para Sífilis e HIV, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos masculinos e femininos pelo CTA/SAE - Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri; e orientações sobre doação de sangue e medula óssea pelo HEMOPE. À tarde, fiz uma palestra sobre cigarro eletrônico e o impacto na saúde, com a participação de 165 discentes e alguns docentes. Agradeço demais o apoio da Direção Geral e o Departamento de Ensino da Instituição, sem dúvidas foi essencial para o sucesso que tivemos no evento", disse.

Palestra sobre o cigarro eletrônico pode impactar à saúde foi promovida

O técnico em enfermagem da Instituição, Rozemário Timóteo, avaliou o Dia D da Saúde. "Avaliamos o evento como bastante produtivo, pois tivemos uma boa adesão do público acadêmico e pudemos contar com o apoio das chefias do campus, dos docentes que liberaram os alunos para participarem das ações e dos servidores terceirizados que nos ajudaram na organização do local. Cumpre destacar a relevância de contarmos com a parceria dos docentes nas ações de promoção da saúde, posto que esta também se reveste de caráter pedagógico à proporção que orienta os sujeitos sociais à adoção de medidas de cuidado e proteção à saúde como mecanismo para o alcance de uma vida saudável", declarou.

Fotos: Lídio Parente