-
Última Atualização: 18 Setembro 2022
-
Criado: 16 Setembro 2022
-
Acessos: 560
Campus Ouricuri do IF Sertão PE promoveu segunda etapa do projeto de Extensão em Abelhas
Na última quinta-feira (15), o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do campus Ouricuri, do IFSertãoPE, realizou atividades referentes à segunda etapa do projeto de Extensão intitulado “Hotel das Abelhas”, contribuindo para a Educação Ambiental no Sertão do Araripe. Ao todo, estiveram presentes 115 pessoas, sendo alunos e professores das escolas municipais Anísio Coelho, Professor Aldo Aquino Bezerra e Moyses Mendes da Costa, bem como estudantes do campus Ouricuri.
O evento teve início com uma acolhida realizada pelo prof. Társio Alves, coordenador do NUPEA, pelo chefe do Departamento de Ensino, prof. Alcidênio Pessoa, e pelo diretor da Instituição, prof. Paulo Alvacely. Em seguida, o docente Társio Alves fez uma apresentação sobre o NUPEA. Na continuidade do evento, aconteceram duas palestras: a primeira, sobre Abelhas Nativas Solitárias, proferida pelo discente Guilherme Delmondes, na qual abordou, entre outros assuntos, o que são abelhas solitárias, a importância delas e explicou o que é o Hotel das Abelhas. A segunda palestra foi sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão, proferida pelo discente Jowills Expedito, na qual falou sobre o que são abelhas nativas sem ferrão, as diversidades das espécies das abelhas nativas sem ferrão, destacando as abelhas Mandaçaia e Moça Branca que temos em nosso Meliponário didático.
Por fim, o público teve a oportunidade de fazer uma visita ao campus, bem como conheceu o Hotel das Abelhas e o Meliponário Didático da Instituição. O aluno Gabriel Nunes, da escola Moyses Mendes, falou que “o momento foi muito importante para aprender sobre as abelhas”. O coordenador do NUPEA, prof. Társio Alves, avaliou o segundo evento do projeto “Hotel das Abelhas” como "excelente e enfatizou que os alunos da rede municipal prestaram bastante atenção no momento que ocorreu no auditório e fizeram perguntas nas visitas ao Setor de Abelhas (Meliponário e Hotel das Abelhas Solitárias)". Ainda, de acordo com o docente, a participação nessa segunda etapa foi em torno de 115 pessoas, entre estudantes das escolas municipais e alunos do IFSertãoPE e teve a condução dos bolsistas e voluntários do NUPEA. O servidor do campus Ouricuri destacou a importância do apoio da Secretaria de Educação Municipal de Ouricuri na articulação das escolas participantes e que tiveram quase 300 participantes de seis escolas municipais.