Campus Ouricuri promoveu  “I Feira de Ciências do IFSertãoPE campus Ouricuri: O Sertão Faz Ciência”

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o campus Ouricuri realizou o evento  “I Feira de Ciências do IFSertãoPE campus Ouricuri: O Sertão Faz Ciência”, que aconteceu conjuntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No primeiro dia de evento ocorreu a mesa de abertura, uma apresentação musical e uma palestra

Dia 21 - O evento iniciou com uma apresentação musical com sucessos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que foi organizada pela professora Mayra Carmeli e os alunos da Instituição.

Logo após, houve a formação da mesa de honra da " I Feira de Ciências do IFSertãoPE Campus Ouricuri: O Sertão Faz Ciência”, composta pelo diretor do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, pelo chefe do Departamento de Ensino, Alcidenio Pessoa, pela presidente da comissão organizadora do evento e professora da Instituição, Jarderlany Nunes, pelo coordenador de Extensão, Sílvio Fernandes, pelo coordenador de Pesquisa, Farnezio Castro, pela representante da Secretaria de Educação do Município de Ouricuri, Cristianny Bezerra, e pela analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Flávia Domingos. Por fim, a analista ambiental Flávia Domingos proferiu a palestra "Ciência cidadã e a interface com o meio ambiente".

O segundo dia foi marcado por oficina, minicursos e palestras

Dia 22 - O segundo dia foi marcado por palestras, minicursos, oficina e cine ciência. Minicursos realizados - “Preparo e padronização de reagentes”, “Introdução à robótica”,”Mulheres da independência: a importância do protagonismo feminino no Brasil”, “Brincando com atomística” e “Descobrindo geogebra: a matemática para todos os níveis”. Oficina realizada – “Lançamento de Foguetes”. Cine ciência exibiu os filmes Ágora (2009) e Contágio (2011). Palestras promovidas – “Para que serve a polinização”, “Processo Industrial de Vinagres”, “Reuso de água”, “Introdução à ciência: o que faz um cientista?”, “Auta de Souza (1876-1901): afrobrasilidade e feminismo na vida e obra de uma escritora pioneira”, “Neurociência, aprendizagem e planejamento de estudos - Nupe” e “A receita da identidade cultural brasileira: apontamentos a partir da comida”.

A programação da I Feira de Ciência reservou o terceiro dia para apresentação de trabalhos

Dia 23 – O último dia de evento foi reservado para apresentação de trabalhos de estudantes do campus Ouricuri, da EREM São Sebastião e da Rede Municipal de Ensino. Os alunos Gabriel Alves (EREM São Sebastião), Graciane de Souza e Jowills Expedito (ambos do campus Ouricuri) apresentaram trabalhos e disseram que o evento  “I Feira de Ciências do IFSertãoPE campus Ouricuri: O Sertão Faz Ciência” foi uma oportunidade para buscar novos conhecimentos científicos.

A diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Ouricuri, Luciana Bezerra Parente, falou sobre a participação da rede municipal de Ouricuri na I Feira de Ciências da Instituição. “Consideramos a participação das escolas da Rede Municipal de Educação, na I Feira de Ciências do IFSertãoPE campus Ouricuri, muito relevante para nossa comunidade escolar. As palestras, minicursos e oficinas ofertados, como também a exposição dos projetos das escolas, são um grande investimento para o desenvolvimento da iniciação científica, oportunizando o desenvolvimento de novos pesquisadores e estimulando os protagonismos dos estudantes, o que revela a beleza deste evento. Em nome da secretária municipal de Educação, Eliana Guedes, agradecemos ao IF por mais uma parceria de sucesso”, disse.

A professora Jardelany Nunes disse que o evento “foi uma oportunidade de integração entre o campus Ouricuri, escolas estaduais e municipais”. A docente avaliou positivamente a “I Feira de Ciências do IFSertãoPE Campus Ouricuri: O Sertão Faz Ciência” e informou a pretensão de realizar a segunda edição no ano de 2023. O evento é uma realização do campus Ouricuri em parceria com o CNPq e a Prefeitura de Ouricuri.

Fotos: Lídio Parente