Campus Ouricuri recebe o “Reitoria Itinerante” para discutir demandas da unidade

Os estudantes e servidores do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) tiveram, nesta segunda-feira (15), a oportunidade de conversar diretamente com a gestão do instituto sobre questões importantes para a comunidade. O projeto “Reitoria Itinerante” chegou à Ouricuri para ouvir as demandas da unidade e apresentar o que foi realizado ao longo do ano de 2022 e quais são as perspectivas para 2023.

A equipe da gestão central em conversa com os estudantes

Participaram do encontro a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, e os Pró-Reitores de Ensino, Socorro Lobo; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen de Oliveira; de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Orçamento e Administração, Jean Alencar; e de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo.

Pela manhã, os servidores do campus puderam conversar com a gestão sobre demandas que eles identificam como prioritárias para o melhoramento do funcionamento da unidade. Entre os assuntos abordados, estiveram o atendimento a estudantes com necessidades específicas, a segurança na escola e o funcionamento da fazenda-escola. A reitora e os pró-reitores apresentaram as ações que foram tomadas e que estão em andamento para encaminhar as solicitações colocadas.

Os servidores do campus também tiveram um momento de conversa direta com a gestão central

À tarde, a equipe gestora se encontrou com os estudantes do campus, foi o momento em que os discentes puderam colocar suas dúvidas, críticas e sugestões para o fortalecimento do Campus Ouricuri do IFSertãoPE como instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão referência na região. Maria Rakelly Almeida, que cursa o 1º ano do Curso Integrado em Informática, participou da conversa com a gestão e pôde apresentar as demandas dos estudantes do campus direto para a gestão central. “Nós, alunos, apresentando diretamente essas questões para eles é muito bom, porque eles veem a realidade do campus e as necessidades dos alunos”, avaliou Almeida.

Maria Rakelly foi uma das representantes dos estudantes do Campus Ouricuri durante o Reitoria Itinerante

Para o Diretor-Geral do Campus Ouricuri do IFSertãoPE, Paulo Alvacely Ribeiro Junior, o projeto “Reitoria Itinerante” é a oportunidade de fortalecer a democracia e a transparência no instituto. “Isso é de suma importância, principalmente para nossa comunidade acadêmica, para ter uma visão geral da instituição, o porte que a gente tem. E hoje foi muito positivo, com a participação massiva dos alunos, de técnicos e docentes e todas as dúvidas, sugestões e colocações foram esclarecidas, de forma bem transparente colocadas para a reitoria e para a gestão do campus”, frisou Ribeiro Junior.

Ainda dentro da programação da “Reitoria Itinerante”, durante toda a manhã desta terça-feira (16), a equipe da reitoria do IFSertãoPE fez atendimentos individuais para ouvir e conversar com servidores e estudantes do Campus Ouricuri. “A ida da nossa da nossa equipe com os pró-reitores permite que as dúvidas inerentes a cada uma das pastas possam ser esclarecidas diretamente. E esse diálogo permite uma aproximação que é necessária para uma gestão”, analisou a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras.

Encontro com a comunidade local

Uma novidade no projeto “Reitoria Itinerante” de 2023 é o momento de encontro com a comunidade local do entorno dos campi, para apresentar aproximar ainda mais o IFSertãoPE da sociedade. Em Ouricuri, participaram da conversa representantes do Banco do Nordeste, do Instituto Caatinga, da Guarda Municipal de Ouricuri e de empresas da região, como a Atel Telecom, a Ourinet e do Sistema Grande Serra de Comunicação. Também estiveram presentes a Secretária de Educação de Ouricuri, Luciene Creuz, o Secretário de Administração do município, Fabrício Rocha, e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Irene Trindade.

Representantes de entidades, empresas e gestão pública da região de Ouricuri participaram de reunião com a gestão central do IFSertãoPE

Quem também esteve presente no encontro com a comunidade local foi o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (Cisape), Marcelo Coelho. O Cisape reúne 13 municípios da região que juntos somam mais 370 mil habitantes. Para Coelho, a chegada do IFSertãoPE trouxe desenvolvimento para toda o entorno de Ouricuri. “O IFSertãoPE é uma instituição federal pioneira aqui no Araripe e isso está trazendo muitos benefícios para nossa sociedade. Então, é importante demais o momentos que tivemos hoje para abrir o diálogo, fechar parcerias e ser interlocutor do poder públicos com as academias da região”, destacou Coelho.

Para a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, esse momento de encontro com a comunidade local é a oportunidade de apresentar possiblidades de parceria com diversos agentes e entidades da região. “A gente percebeu que os participantes ficaram nitidamente encantados com a estrutura que existe no Campus Ouricuri do IFSertãoPE, mas também ficou evidente o quanto nós podemos trabalhar em parceria e melhorar os arranjos produtivos locais e contribuir na resolução de problemas de existem na região. Então, esse momento só tem a valorizar mais ainda o que a gente tem por fazer pela sociedade”, concluiu Veras.

Fotos: Lidio Parente