-
Última Atualização: 19 Junho 2023
-
Criado: 08 Junho 2023
-
Acessos: 565
Semana de Humanidades do campus Ouricuri foi realizada com sucesso
Ocorreu, entre os dias 05 e 07 de junho, a V Semana de Humanidades do Campus Ouricuri (V SHCO). Neste ano, a SHCO teve como tema central “Esse território é nosso! Movimentos sociais, cultura e democracia". O evento navegou pelos eixos científico e cultural, com atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como atividades musicais, teatrais e literárias, distribuídas nos mais diversos formatos, como oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, exibições cinematográficas, exposições, espetáculos e saraus.
Foto da abertura oficial da V SHCO
Primeiro dia - A Semana de Humanidades foi iniciada com um discurso proferido pela professora Lanaiza Araújo, presidente da comissão organizadora do evento. A docente falou sobre a expectativa sobre a SHCO. “ Esperamos que essa quinta edição da Semana de Humanidades possa ser um espaço de intercâmbio de saberes, de diálogos e debates, de construção de conhecimento, de abertura de horizontes, de fruição artística, tão imprescindíveis para que não nos deixemos sufocar pela lógica tecnicista do mundo em que vivemos. Que ela possa nos ‘apontar alternativas de existência, nos alentar a alma e estimular o pensamento’. Que ela nos instigue, acima de tudo, a assumir um sentimento de pertença cada vez mais sólido em relação aos nossos territórios, para que vivamos neles, mais conscientes, movidos pela luta, pela mobilização e pela resistência. Vamos juntos e juntas, afinal ‘esse território é nosso!’”, disse. Toda a comissão organizadora, o diretor geral, Paulo Alvacely, e o chefe do Departamento de Ensino, Alcidenio Pessoa, estiveram presentes na abertura oficial do evento.
Logo após, o cantador, poeta e compositor Neudo Oliveira apresentou o projeto “Cantos do Povo” com músicas e poesias. E para finalizar a primeira manhã da SHCO, aconteceram a oficina de Aquarela com a artista plástica Simone Mendes (a oficina foi realizada nos três dias do evento); os minicursos “Educação para as relações étnico-raciais”,ministrado pela professora do campus Salgueiro, Márcia Oliveira ,e “Brasil em 10 anos: os impasses da democracia (2013 – 2023)”, promovido pelos professores do campus Ouricuri, Isabela Mendonça, Robson Sousa e Raphaela Ferreira (os minicursos também decorreram nos outros dias do evento).
No turno vespertino, foram realizadas a mesa redonda “A importância do fortalecimento das lideranças comunitárias para a melhoria da educação em territórios indígenas e quilombolas” com a participação de Edilene Pajeú (indígena do Povo Truká), de Edna Santos ( Quilombo Araçá ) e de Valdenes Brito ( Quilombo Jatobá) com a mediação da professora do campus Petrolina, Edivania Granja; as rodas de conversa “Esse IF é nosso! Ocupação estudantil em 2016” com os estudantes egressos Sandrele Guimarães, Victor Messias e Ravenna Telles e mediação da professora Isabela Mendonça, e “A presença feminina na política e seu impacto para a democracia” com a aluna Nycole Teixeira e as professoras Lanaiza Araújo e Raphaela Ferreira; a exibição do documentário “Feministas: o que elas estavam pensando?” , que teve a mediação dos professores Juliette Aráujo, Mayra Carmeli e Robson Sousa; e, por fim, a apresentação artística “Porque há o direito ao grito. Então eu grito: reflexões clariceanas”, atividade realizada pela professora Antônia Chaves com os alunos da turma de Informática 2022 e com participação do servidor Elson Lima e discentes de outras turmas. A apresentação artística lotou o auditório e emocionou o público.
O primeiro dia do evento foi concluído com um sarau literomusical “Caminhando e cantando e seguindo a canção: poesia e música em forma de protesto” com estudantes da Instituição e a docente Mayra Carmeli. A atividade foi bastante prestigiada e a cada apresentação o público aplaudia efusivamente.
Reisado Aricuri
Segundo dia – Pela manhã, além das atividades que iniciaram no dia anterior, ocorreram o minicurso “Literatura e Ditadura”, ministrado pela professora Lanaiza Araújo, que também realizado no último dia do evento; e a palestra “ Reavivamento : Origem Terra Territorialidade – por que e para que defendê-los?” com Maria Silvanete Lermen.
No turno vespertino, aconteceram a oficina de pintura “Geografia em Tela: movimentos sociais e territorialidades”, realizado pela professora Alecsandra Moreira; a exibição e debate sobre filme “Wherá Tupã e o Fogo Sagrado”, que contou com a participação do diretor Rafael Coelho e do neto de Wherá Tupã , Karaí Vydju, e a mediação da docente Isabela Mendonça; as rodas de conversa “ Feminismo no Sertão: o FMA e as Juremas” com Vera Guedes e Gésia Cristina e “Identidade, valores e preservação do patrimônio na cidade de Ouricuri” com a professora Lanaiza Araújo e o aluno Gabriel Lopes.
A programação noturna foi a apresentação artística “Reisado Aricuri – Projeto Cultural Aricuri”, o qual é coordenado por Júnior Baladeira.
Espetáculo teatral “Notícias do Dilúvio: um canto a Canudos”
Terceiro dia – O terceiro dia começou com a exibição do filme “Torre das Donzelas”, com mediação da professora Isabela Mendonça, com a palestra “Memórias de um Forró” proferida pela docente do campus Cedro do IFCE, Ana Paula Nogueira. Em seguida, aconteceram as rodas de conversa “Clube Litargir : lendo africanidades” com estudantes do projeto e as professoras Lanaiza Araújo e Antônia Chaves, e “Autocuidado e dicas naturais” com Adevânia Coelho do Grupo Juremas; e o minicurso “Geografia, cultura popular e literatura de cordel” com a professora Alecsandra Moreira.
Por fim, a V SHCO foi finalizada com o espetáculo teatral “Notícias do Dilúvio: um canto a Canudos” apresentado pela CIA Biruta de Petrolina. A atividade foi bastante prestigiada e muito elogiada pelo público.
Exposição de Pintura da aluna Letycia Mendes
Exposições – Durante os três dias de eventos tiveram diversas exposições no campus Ouricuri. Confira abaixo:
1 – Exposição de Pintura da aluna Letycia Mendes;
2 – Exposição Fotográfica “Esse Território é nosso!” - realizada pelos alunos das turmas de 2021 de Agropecuária, Edificações e Informática e pela professora Lanaiza Araújo;
3 – Exposição “Prõ caboco vê” – Mostra Sertão e seus acervos - realizada professora do campus Salgueiro, Márcia Oliveira.
4 – Raízes da História: uma exposição sobre a mandioca e seus produtos – promovida pelos alunos do Sub de Agroindústria 2023 e pela professora Jarderlany Nunes;
5 – VI Exposição Geografia em Tela : movimentos sociais e territorialidades – realizada pela professora Alecsandra Moreira.
6 – Exposição Construindo n(o) Sertão – promovida pela professora Julliana Melo e alunos do curso de Edificações
Entrevistados pela reportagem do campus Ouricuri, os alunos Letycia Mendes e Isaque Mendes aprovaram a V SHCO. Letycia Mendes expôs os 13 quadros pintados por ela pela primeira vez. E Isaque foi um dos atores da apresentação artística “Porque há o direito ao grito. Então eu grito: reflexões clariceanas”. Ambos estiveram gratos por participarem do evento.
Participante da roda de conversa “Esse IF é nosso! Ocupação estudantil em 2016”, a estudante Sandrele Guimarães contou as experiências como aluna do campus Ouricuri. " Falamos sobre a experiência de estar dentro de uma escola ocupada e sobre a importância do movimento estudantil dentro das instituições e ensino; Além disso, comentamos que sentíamos que esse marco para o movimento estudantil do nosso campus havia sido esquecido e apagado, literalmente, visto que até o desenho que deixamos na parede foi retirado. Para mim, como egressa da instituição, foi muito gratificante participar desse momento e trocar experiência com os novos estudantes. É extremamente satisfatório ver que essa nova geração pode desfrutar de um campus com melhor estrutura devido, dentre outras coisas, a luta que nós travamos no passado", disse.