-
Última Atualização: 27 Setembro 2023
-
Criado: 27 Setembro 2023
-
Acessos: 396
Escola municipal de Ouricuri que participou do curso “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para Prática Pedagógica na Educação Básica”, promovido pelo Campus Ouricuri, recebeu prêmio do Instituto Votorantim
A Escola Rural Ouricuri (ERO), escola da rede municipal de Ouricuri, teve o projeto "ERO: Educação Contextualizada no Semiárido" premiado na categoria Gestão Escolar pelo Instituto Votorantim, no programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O referido projeto foi produzido ao final do curso “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”, promovido, no ano passado, pelo Campus Ouricuri do IFSertãoPE. O curso mencionado anteriormente foi oferecido no ano de 2022, abrangendo vinte e uma escolas da rede municipal de ensino de Ouricuri e mais de cem cursistas, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares. “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica” foi fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação do município de Ouricuri.
O referido curso foi objeto do projeto de Extensão “Núcleo Educação e Realidade: Metodologia Freireana em Movimento”, que foi coordenado pelas professoras Maria Elyara,Juliette Maia, Antônia Chaves e Girlene Granja e contou com a participação dos alunos Gisele Farias, Pedro Ives, Maria Valdelice, Anderson de Sales, Giselda Teixeira e Ana Emanuele Lima. O projeto foi premiado na Jornada de Iniciação Científica e de Extensão (JINCE) do ano de 2023.
A professora Juliette Maia falou sobre a satisfação de receber a notícia da premiação do projeto da Escola Rural Ouricuri produzido no curso realizado pela Instituição. “Recebemos com alegria a notícia da premiação da Escola Rural Ouricuri com o projeto produzido ao final do curso ‘Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica’. Nosso objetivo era contribuir na construção de práticas pedagógicas contextualizadas com caráter interdisciplinar, tendo os educandos como protagonistas de todo o processo de ensino. Este resultado nos energiza para seguirmos neste propósito, sinalizando que estamos no caminho certo”,discorreu.
A docente Maria Elyara contou que o “Núcleo Educação e Realidade: Metodologia Freireana em Movimento” está no caminho certo. “O sentimento é de surpresa e também de confirmação, no sentido de que isso nos mostrou que estamos no caminho certo na condução das ações do Núcleo e também do impacto no território do Sertão do Araripe”, declarou.
A coordenadora pedagógica da ERO, Amanda Saraiva, afirmou que a ideia para elaborar o projeto "ERO: Educação Contextualizada no Semiárido" surgiu no curso ofertado pelo Campus Ouricuri. “A partir do curso ‘Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica’, surgiu a ideia de desenvolver um projeto sobre evasão escolar utilizando a Educação Contextualizada. Inscrevemos o projeto no PVE e ficamos muito felizes ao receber a premiação em nível nacional, competindo com outros estados e municípios”, disse.
A diretora da ERO, Maria do Socorro Silva, relatou que a premiação demonstra a relevância da Educação Contextualizada. “Receber um prêmio no programa Parceria pela Valorização da Educação é muito gratificante e traz um sentimento de alegria. Fortalece a luta pela Educação Contextualizada e mostra a importância dela para toda comunidade”, asseverou a gestora.