Campus Ouricuri realizou o Dia D da Saúde

O Setor de Assistência à Saúde (SAS) do Campus Ouricuri promoveu, ontem (27), o Dia D da Saúde. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri, o Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/COAS).

426033c3 9911 4888 ae0f 29413208f32b

O Dia da D  teve várias ações na área da saúde

O Dia D da Saúde teve diversas ações como aferição de pressão, hemoglobina e batimentos cardíacos, exame de glicemia capilar, vacinação contra Covid-19, palestra em alusão ao Setembro Amarelo, orientação sobre a doação de sangue, informações e cadastro de doação de medula óssea, distribuição de preservativos masculinos e femininos e de panfletos informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, realização de testes rápidos para Hepatite B e C, Sífilis e HIV, e música ao vivo com o grupo musical da professora Mayra Carmeli, composto por alunos da Instituição.

b9950a09 cc9b 4f18 9d25 77912dae17ac

A professora Liliam Camilo proferiu a palestra sobre o Setembro Amarelo

"O Dia D da Saúde do Campus Ouricuri é um evento já instituído no calendário da Instituição e, neste ano, tivemos um êxito muito grande, superando nossas expectativas. Contamos integralmente com os serviços do HEMOPE, da Secretaria de Saúde e do CTA. Além disso, tivemos uma adesão muito boa da comunidade, com a presença dos alunos, colaboradores e servidores. Ficamos muito felizes com o resultado", avaliou a enfermeira do Campus Ouricuri, Wyara Espírito Santo.

O professor George Guimarães acredita que a realização do Dia D da Saúde é relevante para o Campus Ouricuri. "O evento é importantíssimo e essencial para conscientizar e cuidar da nossa saúde, principalmente quando não temos acesso fácil a testes e exames",disse.

O docente Thiciano Miranda contou que o Dia D da Saúde é importante para os servidores, alunos e colaboradores da Instituição. "Achei o evento muito importante, pois permitiu que as pessoas descubram doenças silenciosas e iniciem o tratamento imediatamente. Além disso, há conscientização sobre ISTs, distribuição de preservativos e oportunidade de orientação sobre doação de sangue, bem como informações e cadastro de doação de medula óssea. Parabéns a todos os envolvidos", relatou o professor, que aferiu a pressão, os batimentos cardíacos, a hemoglobina e a glicemia.

A aluna Maria Vanessa afirmou que o evento foi excelente. "Eu achei o evento maravilhoso! É muito importante ter serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e exame para prevenção da anemia. Saúde é sempre uma prioridade", declarou a discente.

Liliam Camilo, professora de Sociologia do campus Petrolina, proferiu a palestra sobre o Setembro Amarelo. Sobre a palestra, a docente falou: “Gostei muito de ter a oportunidade de levar aos alunos um assunto tão necessário. Falar da importância da vida, dos cuidados que podemos ter para viver melhor, entender um pouco como funciona nosso cérebro, ter paciência com as transformações, com o choque de gerações. A participação do grupo de música do Campus deu um toque especial ao momento. Agradeço a oportunidade e a acolhida de todos”.

Fotos: Lídio Parente