Campus Ouricuri do IF SertãoPE fortalece laços com escolas municipais por meio da metodologia freireana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Ouricuri, está promovendo uma iniciativa inovadora em parceria com escolas da rede municipal. Sob o projeto "Núcleo Educação e Realidade: metodologia freireana em movimento", o campus tem se dedicado, desde setembro deste ano, a realizar ações junto a instituições de ensino locais. O foco principal tem sido a análise e atualização dos Projetos Político-pedagógicos (PPP) das escolas.

Durante o processo, três escolas da zona rural de Ouricuri foram visitadas: Escola Rural de Ouricuri (ERO), Escola Altina Maria e Escola Manoel Delmondes. Destaca-se que a escola Manoel Delmondes foi selecionada por sorteio para receber assessoria especializada do Núcleo de Extensão na revisão e atualização de seu PPP, utilizando a metodologia freireana. Essa abordagem busca promover encontros participativos com representantes de diversos segmentos, como famílias, estudantes, funcionários, professores, gestão escolar e a Secretaria de Educação de Ouricuri. Os resultados têm sido marcados por intensos diálogos e significativo engajamento da comunidade escolar, visando a implementação da Gestão Democrática, conforme preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996.

Essa iniciativa representa um passo importante para fortalecer os laços entre o campus e as escolas locais, promovendo práticas pedagógicas mais participativas e alinhadas às necessidades da comunidade. O compromisso com a educação democrática e inclusiva é evidente, destacando a importância de estratégias como a metodologia freireana para promover uma educação de qualidade e alinhada com os valores locais.