-
Última Atualização: 23 Outubro 2015
-
Criado: 23 Outubro 2015
-
Acessos: 1984
No terceiro dia da SELIB, alunos e bibliotecária do campus Ouricuri produziram um Cordel
Ocorreu, na última quarta-feira (21), no campus Ouricuri do IF Sertão – PE, o terceiro dia da primeira Semana do Livro e da Biblioteca (SELIB). Nesse dia, aconteceu uma oficina de Cordel ministrada por Albeniza Gomes e uma nomeada de Leitura: Imagens para além do Olhar pelo fotógrafo Lídio Parente.
Lídio Parente explicou os objetivos da oficina. “Ela é de leitura de imagem. É como um treinamento para interpretação e contextualização dos fatos. Mais atenção do que passa ao seu redor. Num segundo momento, os alunos fotografaram e vão fazer uma leitura do trabalho realizado’, disse.
A aluna da turma de Informática 2012.1, Luiza Moura, opinou sobre a oficina. “Eu achei ótima. Abordamos tipos de fotografia, os ângulos e o significado de cada uma”, contou a estudante.
No período vespertino, A bibliotecária do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Albeniza Gomes, ministrou uma oficina de Cordel, na qual ela explanou sobre rima, ritmo e métrica. Ao final, um Cordel de seis estrofes foi elaborado. “Fomos construindo coletivamente como os discentes. Foi um momento ótimo e interessante”, falou.
A estudante da turma Informática 2015.1, Sandrele Guimarães, gostou bastante de ter participado do mini curso. “Aprendi que fazer cordel não é necessário apenas o talento, mas envolve toda uma técnica, que a dominando fica mais fácil de desenvolver com desenvoltura”, declarou.
Conheça o Cordel elaborado pelos alunos Sandrele Guimarães, Jaqueline Silva, Monique Ariane Miranda e Silva, Niemily Lopes Alencar, Guimisson Emanuel Januário, Luís Ezequiel Freire Agra de Sá, Luís Alonso Ferreira, Victor Messias de Macedo Costa e Matheus Vinícius, sob a orientação de Albeniza Gomes.
BATALHA BRASILEIRA
O Brasil está em crise
E com isso ele sofre
Vamos lá, economize
Para não secar o cofre
Se quisermos ir em frente
Nesta difícil batalha
Com olhar inteligente
Em busca de uma medalha
Devemos muito lutar
Por um mundo bem melhor
E não só se lamentar
Mas derramar o suor
Correr atrás é preciso
Força determinação
Nunca perder o sorriso
Tornar-se um campeão
Serenidade em agir
Com a paz no coração
E sempre interagir
Para o bem dessa nação