Nupea inicia atividades do projeto “Adequação das Boas Práticas de Fabricação na Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri/PE”

Para marcar o início das atividades do Projeto de Extensão (PIBEX) intitulado “Adequação das Boas Práticas de Fabricação na Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri/PE” , os docentes do campus Ouricuri do IF Sertão – PE e coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea), Társio Alves e João Paulo Holanda, realizaram visita técnica à Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança com os alunos bolsistas na manhã desta terça-feira.

Nupea visita a Casa do Mel na Agrovila Nova Esperança

O professor Társio Alves explica os objetivos do PIBEX “Adequação das Boas Práticas de Fabricação na Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri/PE”. “O projeto contribuirá para que os apicultores produzam o mel com qualidade, facilitando expansão na comercialização, além de aproximar os nossos alunos ao cotidiano de uma agroindústria apícola”, contou o docente.

Docente Társio Alves explica a funcionalidade de cada equipamento da Casa do Mel

A Casa do Mel é  propriedade da Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO) e está passando por reformas devido às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), permitindo que os produtores possam comercializar o mel para o Brasil e para exportação.

A AAPIO foi fundada em 1995 e há dois anos é parceira do campus Ouricuri do IF Sertão – PE. O presidente da associação, Francisco Xavier, relata a importância da  relação com o Nupea.“Vai ajudar a fazer o acompanhamento da produção do mel e capacitar as pessoas”, disse. Atualmente, a Associação de Apicultores de Ouricuri possui 25 filiados e fabrica cerca de duas toneladas de mel por ano.