Estudantes da Licenciatura em Química participaram da primeira edição do Sivasf

As alunas da Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Glauciane Barros e Thamirys Alves, apresentaram trabalhos no I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf), que ocorreu em novembro, no município de Petrolina-PE.

Aluna Glauciane Barros apresentando o trabalho dela

Glauciane Barros proferiu a comunicação oral “Os softwares como suporte pedagógico para o ensino de atomística”. A discente explicou como foi realizado o trabalho: “Baseou-se no fato das tecnologias estarem disponíveis e de serem de fato uma ferramenta pedagógica que pode mudar a formatação da aula para que os alunos se tornem mais participativos, tendo em vista que o estudo da Química é bem abstrato”.

Thamirys Alves apresentou o trabalho dela

Já a estudante Thamirys Alves apresentou o trabalho “Uma análise didática dos livros na área de Química Orgânica: com foco em Polímeros” e resumiu: “O trabalho visou analisar livros de química orgânica com foco no tema polímeros, tendo por base algumas obras contidas no acervo da Biblioteca da Instituição, elaborando um aparato de conceitos que fundamentam a aprendizagem e a didática no ensino da Química Orgânica. Mediante as análises, pode-se constatar que os livros didáticos são ferramentas pedagógicas primordiais para construção teórica dos discentes, a partir dos quais se podem intercalar conteúdo/contextualização, aprimorando o conhecimento científico, como também trazendo aplicabilidade para o cotidiano”.

As discentes agradeceram ao Instituto Federal por tê-las proporcionado oportunidades importantes para formação delas. Ambas foram orientadas pelo professor Edson Reis.