Discentes apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

No último mês de novembro, os alunos da Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Aylan de Alencar Ferreira, Francisco de Assis Sales Ribeiro e José Luiz Antônio João Batista Martins da Silva apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Da esquerda para direita:  Jardel Rocha, Francisco de Assis, Vicente Marques e Renato César

Francisco de Assis apresentou o TCC “Síntese de Nano Cristais de Ca(0,5) Sr (0,5) MoO4 Via Método de Coprecipitação e Processamento em Fornos Micro-ondas Hidrotermal: Estudo Estrutural, Morfológico e Fotoluminescente”. Ele explicou o trabalho: “Meu TCC trata da síntese de um material cerâmico avançado através de uma metodologia adotada, com a finalidade de obter o material com alto grau de cristalização para aplicação luminescente”.

Da esquerda para direita: Thales Marques, Jardel Rocha, José Luiz da Silva, Vicente Marques e Renato César

José Luiz da Silva foi o segundo a proferir o TCC, que tem como título “Avaliação da troca catiônica em nanoestrutura de titanato obtidas a partir de um precursor não comercial”. Sobre o TCC, ele falou: “Foi utilizado um precursor que não é encontrado industrialmente e foi sintetizado (Na- NTTi) para, posteriormente, ser realizada uma troca icônica de íons de sódio por íons de cério e cobalto, obtendo assim: CE-NTTi e CO- NTTi”.

Da esquerda para direita: Tarcísio David, André Oliveira, Aylan Alencar e Vicente Marques

Aylan de Alencar fez a apresentação do TCC “Síntese de Biodiesel a partir das extrações de Óleos Essenciais das Oleaginosas: Catolé (Syagurus Oleracea Becc) e Macaúba (Acrocomia Aculeata), por catálise Homogênea e Heterogênea”.  O discente contou a importância da pesquisa. “O trabalho tem como importância mostrar que existem outras espécies oleaginosas, no Sertão Pernambucano, com grande potencial na produção de biodiesel”, disse.

Confira os autores, os títulos dos trabalhos e as bancas:

Título: Avaliação da troca catiônica em nanoestruturas de titanato obtidas a partir de um precursor não comercial

Aluno: José Luiz Antônio João Batista Martins da Silva

Banca: Jardel Meneses Rocha (orientador)

Vicente de Sousa Marques (membro interno)

Thales Moura Fé Marques (membro externo)

Título: Síntese de Nano Cristais de Ca(0,5) Sr (0,5) Mo O4 Via Método de COPRECIPITAÇÃO E PROCESSAMENTO EM FORNOS MICRO ONDAS  HIDROTERMAL: estudo estrutural, morfológico e fotoluminescente

Aluno: Francisco de Assis Sales Ribeiro

Banca: Vicente de Sousa Marques (orientador)

Jardel Meneses Rocha (membro externo)

Renato César da Silva (membro interno)

TítuloSíntese de Biodiesel a partir das extrações de Óleos Essenciais das Oleaginosas: Catolé (Syagurus Oleracea Becc) e Macaúba (Acrocomia Aculeata), por catálise Homogênea e Heterogênea