-
Última Atualização: 21 Agosto 2017
-
Criado: 21 Agosto 2017
-
Acessos: 1649
Palestras e oficinas marcaram o segundo dia da VII Semana de Química e Meio Ambiente
Com palestras e oficinas, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE realizou o segundo dia da VII Semana de Química e Meio Ambiente, que tem como tema “Desafios e Oportunidades para o Futuro da Química no Cotidiano do Sertanejo”. O evento ocorre na sede da instituição na Estrada do Tamboril, sem número.
O dia iniciou com comunicação oral e apresentação de banners
O dia começou com as comunicações orais e apresentações de pôster. Logo após, foi iniciada uma oficina “Acessibilidade em um Laboratório de Química”, organizada pelas professoras Elizângela Dias e Leidiane Guimarães com a participação dos discentes da Licenciatura em Química. Ainda no turno matutino, o docente Elias Coelho proferiu a palestra “Representação da identidade do nordestino e seus reflexos no protagonismo juvenil”, na qual ele abordou sobre representações e construções de identidades do jovem nordestino, como as identidades são construídas e como criar alternativas de resistências a identidades estabelecidas negativamente e ascender como protagonismo na sociedade.
Alunos e professoras ministraram oficina "Acessibilidade em um laboratório de Química"
No turno vespertino, ocorreram as oficinas “Como usar a calculadora científica para resolução de problemas do cotidiano” e “ Preparo e padronização de soluções” ministradas, respectivamente, pelos docentes Antônio Rennan Sales e Vicente Marques.
Palestras também ocorreram
Também foram realizadas as palestras “ Aproveitamento de resíduos para uso na construção civil” e “ Licenciatura em Química no campus Ouricuri: o papel dos futuros professores” proferidas, respectivamente, pelos professores Joelane Carvalho e Andrey Borges. A primeira palestra versou sobre como os resíduos sólidos, em especial o produto da combustão do carvão mineral das usinas termoelétricas, podem ser aproveitados na construção civil e como promover o gerenciamento destes resíduos para não danos ao meio ambiente e à saúde do homem. Já a segunda, teve como propósito fazer um levantamento da educação técnica no Brasil e também discutir e analisar o papel do curso de Licenciatura em Química e o se espera do profissional egresso deste curso.
Oficina Preparo e padronização de soluções
A aluna da Licenciatura em Química, Glauciane Barros, assistiu a palestras, fez parte da equipe de organizadores de uma das oficinas e opinou sobre a VII Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri. “Acho a Semana de Química e Meio Ambiente muito válida. É uma oportunidade para aprender novos assuntos e relembrar de outros. Acredito que saí com uma bagagem de informações, que vêm a acrescentar na minha vida acadêmica”, disse.
Fotos:Lídio Parente