Chega ao fim a VII Semana de Química e Meio Ambiente

Saiba o que ocorreu no terceiro e último dia da VII Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, que tem como tema “Desafios e Oportunidades para o Futuro da Química no Cotidiano do Sertanejo”.

Alunos demonstraram experimentos químicos

Logo pela manhã, o evento recebeu a visita de 500 alunos do colégio CCA e das escolas estaduais Dom Idílio José Soares, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Fernando Bezerra e Telesforo Siqueira. Neste período, aconteceram apresentações de Robótica, do Laboratório de Química e dos equipamentos do Laboratório de Física como Gerador de Van der Graaff, Trilho de Ar e Tubo de Geissler; experimentos químicos como Torre de Líquidos, Pasta de Elefante, Sangue do Diabo, Como Funciona o Bafômetro, Jardim Químico, Enchimento de Automático de Balão, Areia Movediça, Cuspindo Fogo, entre outros; Jogos Educacionais sobre Química como Roleta, Jogo da Memória, Baralho e Dominó.

Discentes do Ensino Médio Integrado e do Superior estiveram envolvidos nos experimentos

Ainda no turno matutino, os visitantes puderam conhecer sobre os cursos de Química, Edificações, Agropecuária, Agroindústria e Informática. Além de todas as atividades, o campus Ouricuri, através do Setor de Assistência à Saúde, disponibilizou os serviços de aferição de pressão arterial e o teste de glicemia. O estudante da escola Telesforo Siqueira, o jovem José Alexandre Delmondes, aprovou a VII Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri. “ Tivemos uma boa recepção e aprendi o funcionamento de máquinas e equipamentos, conheci sobre os cursos e vi muitas atividades legais”, falou.

Aferição de pressão e teste de Glicemia foram realizados pela equipe de Saúde do campus

O aluno do Ensino Médio Integrado em Edificações, Kallew Layon, também considerou positiva a VII Semana de Química e Meio Ambiente. “Está sendo muito boa. Eu aprendi muito sobre o amido de milho e sobre Química para poder fazer o experimento Cuspindo Fogo”, disse.

Uma apresentação cultural encerrou a Semana de Química e Meio Ambiente

Já no turno vespertino, aconteceu a palestra “ Adsorção: Aspectos Teóricos e Ambientais” , que foi proferida pelo professor do campus Santa Maria da Boa Vista, Diego Quadros, e versou sobre os materiais alternativos para descontaminação de efluentes industriais e a técnica da adsorção. Por fim, ocorreu uma apresentação cultural realizada pela aluna Ana Luiza Lopes com o ex-discente do campus, João Cleiton.

Fotos: Lídio Parente