Estudantes do Ensino Médio Integrado do campus Ouricuri do IF Sertão - PE participaram de visita técnica em Salvador - BA

Com os objetivos de refletir sobre a obra de Jorge Amado, especialmente temas como desigualdades sociais, racismo e intolerância religiosa e experienciar vivência artística sobre artes visuais, alunos do Ensino Médio Integrado e o professor das disciplinas de Sociologia do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Juliano Varela, realizaram, no mês de março, visita técnica à cidade de Salvador – Bahia, que teve como tema “Jorge Amado, questão racial e intolerância religiosa no Brasil”.

Alunos e o professor Juliano Varela em visita técnica em Salvador - BA

A visita técnica foi uma atividade complementar da I Semana de Humanidades da unidade escolar, realizada em dezembro do ano passado. De acordo com o docente Juliano Varela, a I Semana de Humanidades e a visita estavam inseridas na temática racial no país, estudada na disciplina de Sociologia 3. E um dos pontos vistos em sala de aula é a questão da intolerância às religiões de matrizes africanas, que foi retratada nas obras do escritor baiano Jorge Amado.

Em Salvador, os alunos e o professor Juliano Varela visitaram a Feira de São Joaquim;a Fundação Casa do Rio Vermelho;o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia - UFBA; uma Trilha Urbana (da Praia da Barra ao Pelourinho, onde pode-se experienciar o dia-a-dia da capital baiana e de seu povo negro, além de andar por lugares históricos de Salvador, como o Campo Grande, a Praça 2 de Julho, a AV. 7 de setembro, a Praça Castro Alves, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Pelourinho);a Fundação Casa de Jorge Amado;o Museu Afro da Bahia  da UFBA;o Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna da Bahia; o Museu Náutico da Bahia; o Forte Santa Rita; o Espaço Cultura Caribé, no Forte São Diogo.  Os alunos também participaram de uma mesa redonda “Movimento Negro Brasileiro nas Redes Sociais” com a presença de Tia Má, AD Júnior, Espartacus Santiago, Tati Sacramento e Débora Medeiros, realizada durante programação do Fórum Social Mundial.

O professor Juliano Varela avaliou a visita técnica. “Super proveitosa, na medida em que foi possível oportunizar as alunas e os alunos uma experiência de vida e de aprendizagem capaz de gerar importantes reflexões sobre o racismo, intolerância religiosa, desigualdade sociais no Brasil, além de ter inserido no campo de conhecimento dos discentes mais informações sobre a vida e obra de Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiro”,disse o docente.

A aluna Joery Pereira também falou sobre a visita técnica.  "Foi muito boa, pois tive a oportunidade de conhecer museus, os quais eu não conhecia, e entrar em contato com uma realidade totalmente diferente da minha, conhecer as histórias de alguns artistas e de povos que nos antecederam. Também tive a oportunidade de obter conhecimento sobre as religiões e costumes desse povo”, declarou.