Projeto de extensão do campus Ouricuri ensina Origami nas escolas municipais de Ouricuri

Às sextas-feiras, o professor das disciplinas de Matemática do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Vagner Marques, e o aluno bolsista Davy Eugênio vão para uma escola municipal de Ouricuri para realizarem ações do projeto de extensão “Origami em sala de aula - Um enfoque em Geometria”.

Nos encontros, o docente Vagner Marques revisou conteúdo de Geometria

As atividades propostas pelo projeto são: obtenção de um quadrado a partir de um retângulo de papel; análise de ângulos opostos pelo vértice; divisão do quadrado, por meio de dobraduras, em duas partes iguais e em quatro partes iguais; medições de comprimentos com o uso da régua; cálculo de áreas e perímetros de alguns polígonos (quadrado, retângulo, triângulo, trapézio) que são formados durante a execução das peças de Origami; realização dos Origamis: casa, pinheirinho, copo, cisne, pirâmide, dentre outros.

Aluno bolsista Davy Eugênio orienta os discentes das escolas municipais sobre Origami

O docente Vagner Marques avaliou o andamento do projeto. “Avalio as atividades e o desenvolvimento do projeto de forma bastante positiva. Elas são escolhidas previamente com base na revisão de literatura que eu e o bolsista realizamos. Os alunos participantes do projeto nas escolas municipais se mostram muito receptivos para o aprendizado de Geometria, por meio do Origami. Para eles é uma novidade e o novo desperta a curiosidade deles para o aprendizado”, disse.

O aluno bolsista Davy Eugênio falou sobre a experiência dele no projeto. “Está sendo muito boa. Estou me desenvolvendo no aspecto comunicativo e aprimorando minha técnica em trabalhar com o papel”, declarou.

A estudante Maria Vitória, que esteve presente em uma das ações do projeto de extensão “Origami em sala de aula - Um enfoque em Geometria” também contou sua opinião sobre as atividades. “Foram boas. Estou gostando e aprendendo bastante”, falou.