-
Última Atualização: 21 Junho 2018
-
Criado: 21 Junho 2018
-
Acessos: 2318
Campus Ouricuri do IF Sertão - PE promoveu oitava edição da Semana de Química e Meio Ambiente
Entre os dias 18 e 20 de junho, o campus Ouricuri do IF Sertão - PE promoveu a oitava edição da Semana de Química e Meio Ambiente (SQMA) com palestras, oficinas, apresentações culturais, feira de saúde, feira de profissões, cursos e minicursos.
Confira o que ocorreu em cada dia do evento.
Dia 18
A abertura do evento aconteceu com uma mesa composta pela chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Mabele de Jesus Santos, a coordenadora da Licenciatura em Química, Michele Torres e os docentes Renato César da Silva e Júlio César Teixeira, ambos organizadores da oitava edição.
A mesa de abertura do evento foi composta pelos professores Mabele de Jesus, Renato César, Júlio César e Michele Torres
A professora Mabele de Jesus Santos iniciou os trabalhos e falou: “É um evento muito importante, que nasceu junto com o campus Ouricuri. É sempre uma honra participar da Semana de Química e Meio Ambiente. Parabenizo a todos os alunos, a todos os professores e servidores pela realização da semana”. O docente Renato César da Silva foi o segundo a proferir o discurso. “A Semana de Química e Meio Ambiente é um momento importante para troca de conhecimento entre professores e alunos”, disse. Logo após, o professor Júlio César Teixeira declarou: “O evento foi feito de coração para todos vocês. Todo curso de Química está envolvido, todo IF está envolvido. Professores, servidores, coordenadores e alunos estão envolvidos. Enfim, temos uma equipe muito grande responsável pela oitava edição da Semana de Química e Meio Ambiente”. Em seguida, a coordenadora da Licenciatura em Química, Michele Torres, finalizou a abertura. “É a primeira vez que participo da Semana de Química e Meio Ambiente e percebo que é um evento integrador, que une todos os cursos e todos os alunos. E é um momento no qual o campus Ouricuri mostra a força dele”.
O professor e escritor Severino Rodrigues debateu ecologia e literatura com os docentes do campus Ouricuri, Christianne Farias e Válter Cezar Andrade Júnior
Após a abertura ocorreu a roda de conversa “Juventude, Ecologia e Literatura: Diálogos Possíveis”, mediada pela docente Christianne Farias com os debatedores Valter Cezar Andrade Júnior e Severino Rodrigues, este último é escritor e explanou sobre o livro “ Mistério em Verdejantes”. Ele contou sobre a importância do diálogo entre a ecologia e a literatura. “A literatura, como arte da palavra, é de fundamental importância para a formação crítica e cidadã dos alunos. E ao abordar temas sociais, mas sem perder seu caráter estético, permite que o leitor reflita e repense sobre o nosso cotidiano com um lugar diferenciado. No caso de temas ecológicos, essa união possibilita mudarmos nossas práticas e preservamos os nossos ecossistemas de modo mais eficaz”, disse.
O palestrante Marquel Jacob Pereira distribuiu mudas de plantas
Ainda ocorreram, no primeiro dia da SQMA, as palestras “Importância do Bioma Caatinga para a Região” (palestrante Marquel Jacob Pereira), “Doação de Médula” (equipe do Hemocentro de Pernambuco – Regional Ouricuri), “Projeto Regaste do Umbuzeiro e Viveiro Florestal” (com Évio Galindo) e “A Importância da Matemática no Ensino de Química” (palestrante Luana Sousa); os cursos “Uma Introdução ao Cálculo de Limites” (professor Jairo Carlos Quintans), “Processo de Agregação” ( professora Patrícia Andrade) e “Oportunidades da Química Teórica Computacional para a Iniciação Científica” (professor Renato César e alunos José William e Thamirys Alves), o minicurso “Estratégia Didática para o Ensino de Química” (Renato César e discentes Francisca Samara, Edileide Costa, Joselaine Melo e Andréa Melo) e as oficinas “Utilização de Phyton e Arduíno para o Ensino e a Contextualização” (com Elizangela Dias e o discente Taidson Oliveira) e “Currículo Lattes – Um guia prático” (Renato César com os alunos Antonio Weliton e Glauciane Barros).
Dia 19
Discentes da Licenciatura em Química realizaram experimentos químicos
No segundo dia da oitava edição de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri, a unidade escolar recebeu alunos e professores das escolas estaduais São Sebastião e Dom Idílio José Soares, de Ouricuri, e das escolas São Francisco, João Carlos Lócio Almeida, Theodózio Leandro Horas e Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz, de Bodocó, numa visita à Feira de Profissões.
Todos os cursos do campus Ouricuri fizeram parte da Feira de Profissões
Os visitantes puderam conhecer sobre os cursos de Edificações, Informática, Agroindústria, Agropecuária e Licenciatura em Química. Além disso, discentes da Licenciatura em Química realizaram experimentos químicos; os estudantes do Ensino Médio Integrado, supervisionados pelos professores João Humberto Pedroza e Mabele de Jesus, apresentaram os equipamentos do Laboratório de Física e o desenvolvimento da Robótica.
Confira a opinião dos alunos e professores que participaram da Feira de Profissões:
“Eu acho muito importante para o campus Ouricuri promover este evento por que divulga o que tem de interessante na Instituição. Participei das atividades de Química e de Agroindústria e gostei bastante”, disse Kethellen Araújo, estudante da turma de Informática 2016;
“Gostei muito da Robótica. Achei interessante”, contou Pedro Lucas, discente da escola estadual João Carlos Lócio de Almeida;
“Achei ótimo. São muitas novidades. Gostei bastante”, falou Gustavo Alencar, aluno da Escola Estadual Dom Idílio;
“Fico muito feliz por estar aqui no IF Sertão-PE com a nossa turma do nono ano, pois o evento vai contribuir com o aprendizado dos alunos. Gostei bastante das atividades do curso de Química”, declarou Marcos Galindo, coordenador de Exatas do Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz;
“Foi um prazer trazer meus alunos para a Semana de Química e Meio Ambiente. Sou discente do campus Ouricuri e está sendo uma honra para mim”, afirmou Grazzianne Maciel, professora da escola estadual João Carlos Lócio de Almeida.
Paulo Fernando Maier proferiu a palestra "História do Fogo na Chapada do Araripe e seus impactos ambientais
Ainda ocorreram, no segundo dia da SQMA, exposição de trabalhos científicos, os cursos “Noções Básicas do Uso do GPS” (professor Évio Galindo) e “Básico de Alemão” (professor Cristiano Dias); as palestras “Abelhas Nativas e Meio Ambiente” (professor Társio Alves), “Primeiros Socorros” (técnico em Enfermagem Rosemário Lial) e “História do Fogo na Chapada do Araripe e seus impactos ambientais” (Paulo Fernando Maier Souza – Chapada do Araripe); e as oficinas “Produção de Sabão a partir da reutilização do Óleos de Frituras e Sabonetes Artesanais” (docente Joelane Carvalho), “Aproveitamento Integral dos Alimentos” (professoras Milka Carvalho, Rafaella Mendonça e Ana Carolina Dias), “Os Jogos e o Lúdico no Ensino de Química, Matemática e suas tecnologias” (professora Luana Sousa) e “Sentindo na pele” (professora Elizangela Dias e Evelin Cardoso). Por fim, houve a Feira de Saúde, que teve a presença da equipe do Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico da prefeitura de Ouricuri.
DIA 20
No terceiro dia da oitava edição de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri, aconteceu o quarto encontro do projeto de extensão “Abelhas Nativas Transformando o Sertão Pernambucano”. Na ocasião, a unidade escolar recebeu alunos e professores da Escola Municipal Maria Gorete Modesto Soares. No evento, eles puderam conhecer sobre as espécies e anatomia das abelhas, importância ecológica e ambiental delas, produção de mel e de pólen e modelos de colmeias racionais.
Professor Társio Alves promoveu o quarto encontro do projeto " Abelhas Nativas Transformando o Sertão"
O professor Tarsio Alves avaliou o encontro. “Mais uma vez foi bastante proveitoso. Desta vez, contamos com a participação efetiva dos alunos e dos servidores da Escola Municipal Joaquim Angelim Filho e do IF Sertão-PE campus Ouricuri. A expectativa é que o público em geral desperte para a importância de nossas abelhas nativas sem ferrão”, falou. A aluna Laura Apolinário opinou sobre o evento. “Foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre as abelhas”, disse.
Professores Renato César e Michele Torres com alunos que proferiram palestra sobre Química Medicinal
Ainda ocorreram as palestras “A Química Medicinal e os Benefícios das Plantas Medicinais” (professora Michele Torres), “Benefícios e Propriedades Medicinais da Espinheira Santa” (os estudantes Antônio Roniwon, Taidson Oliveira, Mirele Alves e Maiara Coêlho), “Maconha como Tratamento Medicinal” (os discentes Ana Luiza Lopes, Cícera Rozilda, Francisca da Silva, Gabriel de Araújo), “Benefícios e Propriedades Medicinais de Aloe Vera” (com os alunos Analú Lopes, Andréa Bezerra, Joselaine de Melo, Francisca Samara e Edileide da Costa) e “Curcuma Longa: Benefícios e Propriedades Medicinais” (com as discentes Fernanda Bezerra, Jéssica Alves e Maiara Coêlho). Na Feira de Saúde, a quarta-feira foi a vez da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Por fim, a oitava edição da SQMA finalizou com o sorteio de brindes, declamação de poesia com Juarez Nunes e Ramírio Nunes, apresentação do grupo de capoeira Muzenza. Além disso, os alunos do Ensino Médio Integrado, Rubstaine Alencar, Caio Vinícius, Rhian Petrus e Leonardo Castro tocaram Forró Pé-de-Serra e animaram os presentes.
Ramirio Nunes e Juarez Nunes declamaram poesia popular no encerramento do evento
O professor Renato César da Silva avaliou o evento. “A oitava edição da Semana de Química e Meio Ambiente, cujo tema ‘Química, Sociedade Sertaneja e Qualidade de Vida’ foi organizada com todo empenho, cumprindo com a programação estabelecida no período de 18 a 20 junho. Foi uma semana proveitosa e produtiva na troca de conhecimentos compartilhados nas diferentes atividades: palestras, minicursos, oficinas, exposição de trabalhos, feira de profissões e apresentações culturais. A importância da oitava Semana de Química e Meio Ambiente para o campus Ouricuri foi a de integração com alunos das diversas escolas dos municípios de Ouricuri e Bodocó, que compareceram ao evento. A ideia foi oferecer aos participantes a oportunidade de interagir com as futuras carreiras. A importância do aprendizado aos alunos que participaram da semana é que os mesmos puderam fazer exposições e mostrar didática na feira de profissões, assim também como proferiram palestras e minicursos, de forma a se sentirem motivados e confiantes na apresentação de seus trabalhos. Além disso, no encerramento dia 20 de junho, tivemos grandes revelações culturais com apresentação do grupo capoeira, dos poetas e da banda composta pelos alunos do curso de Edificações do campus Ouricuri”,disse.