Conheça o Grupo de Pesquisa Sertão Filosófico, vinculado ao campus Ouricuri do IF Sertão - PE

Com objetivo de institucionalizar a rede pesquisa na área de Filosofia no IF Sertão – PE, o Grupo de Pesquisa Sertão Filosófico foi criado em 2017, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e vinculado ao campus Ouricuri, sob a liderança do professor Cristiano Dias e com a participação dos docentes Suzano Guimarães, Gabriel Kafure, Kellison Lima, que lecionam Filosofia em outras unidades do IF Sertão - PE,entre outros.

Neste primeiro ano, foi realizado simpósio, bem como publicações de livros, entre outras ações. O Grupo de Pesquisa Sertão Filosófico atua com duas linhas de pesquisa: Filosofia Contemporânea e Filosofia do Brasil. Mesmo assim, o grupo não deixa de fora pesquisas envolvendo a Filosofia Antiga, Medieval e Moderna.

O professor Cristiano Dias falou sobre as pretensões do grupo. “Pretendemos desenvolver reuniões e produções que direcionem a pesquisa de Filosofia e divulgação dela na expectativa de criar uma escola de pensamento crítico e que reforce a necessidade, principalmente, a necessidade e a importância da Filosofia nos IFs, nas escolas Estaduais e Municipais. Assim, não restringiremos a participação ao grupo de professores, assim como também de estudantes até mesmo de Ensino Médio que se interessem em participar e contribuir com as pesquisas”.

Clique aqui para acessar as publicações e eventos do Grupo de Pesquisa Sertão Filosófico do campus Ouricuri.