Campus Ouricuri promoveu oficina de “Reação de Saponificação”

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE ofertou, ontem (03), a oficina de “Reação de Saponificação”, ministrada pelo professor das disciplinas de Química da unidade escolar, Júlio César Teixeira.

Alunos de Edificações participaram da oficina de "Reação de Saponificação"

Segundo o docente, a oficina visou trabalhar o processo de reutilização do óleo de cozinha e a conscientização ambiental, pois o descarte incorreto do óleo pode acarretar em contaminação do lençol freático. O professor Júlio César Teixeira disse que foi uma oportunidade para os alunos constatarem na prática o conteúdo visto em sala de aula. “Avalio a oficina como positiva, visto que os discentes puderam trabalhar na prática o que foi estudado em sala de aula”, falou.

A oficina foi realizada para os estudantes da turma 2015.1 do Ensino Médio Integrado em Edificações. Uma das participantes foi a aluna Sandrele Guimarães. Ela opinou sobre a oficina. “Foi muito bacana porque além de reaproveitar o óleo, que provavelmente seria descartado em locais inadequados, pudemos realizar um experimento de hidrólise básica (reação de saponificação), na qual obtivemos sabão”, contou.