NUPEA realizou palestra “Varroa uma Realidade no Brasil”

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do campus Ouricuri do IF Sertão-PE iniciou um ciclo de palestras gratuitas e abertas à comunidade. A palestra que abriu o ciclo foi intitulada “Varroa uma Realidade no Brasil” e foi ministrada na sala 1 do campus pelo professor PhD, João Paulo de Holanda Neto.

Professor João Paulo de Holanda ministrou a palestra "Varroa uma realidade no Brasil"

O professor João Paulo de Holanda Neto contou sobre a importância do assunto da palestra. “O Varroa destructor é uma ácaro parasita das abelhas da espécie Apis mellifera, anteriormente somente era encontrado parasitando as abelhas asiáticas da espécie Apis cerana. Com a dispersão da espécie A. mellifera pelo homem ao redor do mundo, o Varroa passou a parasita-lá. Atualmente, a crescente preocupação com o desaparecimento das abelhas tem levando ao surgimento de várias hipóteses das prováveis causas desse problema. O varroa tem sido apontado como a uma das principais causas principalmente devido esse ácaro também ser vetor de vírus de abelhas ou mesmo de promover aberturas no exoesqueleto das abelhas, possibilitando assim a entrada de vários outros tipos de patógenos de abelhas”,disse.

Professor Társio Alves também falou na palestra

O docente e coordenador do NUPEA, Társio Alves, falou sobre o ciclo de palestra. “Teremos 8 palestras até o dia 31 de julho, que acontecerão quinzenalmente e terão 6 palestras ministradas pelos nossos alunos. As palestras servirão para repassar informações sobre abelhas e produtos das abelhas aos alunos dos diversos cursos do campus, além de servir como reciclagem para os alunos veteranos, que ministrarão as palestras”, declarou.