Audiência pública definiu novo curso superior do campus Ouricuri do IF Sertão - PE

O campus Ouricuri do IF Sertão-PE realizou, ontem (13), a audiência pública para definição do segundo curso superior a ser ofertado pela Instituição. O escolhido foi a Licenciatura em Ciências da Natureza. Hoje, a unidade escolar já oferece a graduação Licenciatura em Química.

Professor Washington Coriolano iniciou os trabalhos da audiência pública

A audiência foi realizada no plenário da Câmara dos Vereadores de Ouricuri e contou com a presença de alunos das Escolas Estaduais Dom Idílio José Soares e Telesforo Siqueira, dos servidores do campus Ouricuri, dos representantes da sociedade civil, da secretaria de Educação, Eliane Guedes, dos membros da Secretaria de Educação de Ouricuri, do prefeito Ricardo Ramos e dos vereadores Adelucia Clea (presidente da Câmara), Cícero de Euclides e Nem do Cross.

A diretora geral do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues, ratificou o compromisso da unidade escolar com o Sertão do Araripe

O evento foi iniciado pelo professor e presidente da Comissão de Estudo de viabilidade de implantação de um novo curso superior no campus Ouricuri do IF Sertão – PE,  Washington Coriolano, que expôs o resultado da pesquisa feita com cerca de 900 pessoas do Sertão do Araripe, sendo contempladas as dez cidades da região e as categorias sociedade civil organizada, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e servidores municipais e estaduais da Educação e fez uma breve apresentação sobre a Lei 11892/2008, que instituiu os Institutos Federais.

A audiência contou com a presença de autoridades, alunos do terceiro ano das escolas estaduais, servidores do IF e sociedade civil

No levantamento, o curso de Engenharia Civil tinha ficado em primeiro colocado. Após a apresentação da pesquisa, foi a vez dos professores Andrey Borges, Mabele de Jesus, Santiago Lacerda e Jarderlany Nunes defenderem a implantação dos cursos Licenciatura em Ciências da Natureza, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos respectivamente.

O professor Washington Coriolano explicou o motivo pelo qual foi realizada a audiência pública para escolha do novo curso. “ Nós temos um regimento de lei que nos permite a abertura desse novo curso. Então, o momento dessa audiência pública é por que nós atendemos ao parágrafo segundo do artigo oitavo da lei 11982/2008, que é uma demanda social, ou seja, o jovem do Sertão do Araripe tem necessidade de ter a oportunidade de estudar num nível superior na região, principalmente por que muitos de nossos jovens têm dificuldades financeiras para se deslocar para outras cidades como Recife, Petrolina, Juazeiro. Então, hoje, o Instituto Federal com sua qualificação de ter professores mestres e doutores pode ofertar essa nova opção para esses jovens do Sertão do Araripe”, disse.

A diretora do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Rejane Rodrigues, falou que a audiência pública veio para confirmar o compromisso da unidade escolar com a região do Sertão do Araripe. “Essa audiência de hoje vem para ratificar o nosso compromisso que foi estabelecido aqui há nove anos, quando viemos com a nossa escola. Temos cinco cursos em andamento hoje e pretendemos verticalizar. E o curso que sair daqui escolhido será defendido perante o Ministério da Educação”,

Por fim, ficou decidido que o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza foi escolhido para ser o novo curso da Instituição e cumprir os trâmites internos como passar pela aprovação do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior do IF Sertão – PE e, posteriormente, ser autorizado o início da oferta pelo Ministério da Educação. Contudo, o projeto do curso de Engenharia Civil será tocado concomitantemente com a Licenciatura em Ciências da Natureza.

Fotos:Lídio Parente