Campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu Dia do Químico

Com o tema “Os 150 anos do Sonho de Mendeleev”, o campus Ouricuri realizou, na última terça-feira (18), o Dia do Químico. Além da participação dos alunos da unidade escolar, discentes das escolas Dom Idílio José Soares e Telesforo Siqueira também marcaram presença.

Professor Júlio César com alunos organizadores

Pela manhã, aconteceram as exposições de trabalhos desenvolvidos na Licenciatura em Química. Os alunos expuseram Sopro Mágico, Varinha Mágica, Jogo para entender a Tabela Periódica, Química Orgânica, Produção de Oxigênio, Coleção de Pedras Preciosas do docente Alcidênio Soares, entre outros. Também foram apresentados o Laboratório de Física e a equipe de Robótica. O turno terminou com um show cultural do poeta Ramírio Nunes e dos alunos do campus e uma demonstração da equipe Muzenza do professor Jangada de Ouricuri.

Discentes expuseram trabalhos

No período da tarde, o Dia do Químico trouxe os minicursos Recursos Tecnológicos auxiliares ao curso de Química, Língua Inglesa: Técnicas de Leitura e Tradução e Química e Física na Construção de Foguetes; a oficina de Produção de Sabão; as palestras Noções de Boas Práticas de Laboratório, Químicas das Abelhas e Ações de Combate e Prevenção ao Mosquito Aedes Aegypti em Ouricuri e a Atual Situação em que se Encontra o Município com Relação aos Casos de Arboviroses Transmitidas pelo Referido Vetor na Região.

Minicurso de Lançamento de Foguetes

No turno noturno, foram realizadas as palestras Química e a Conservação dos Alimentos, a Química na Conservação da Natureza e, por fim, ocorreu a mesa-redonda Ensino e Pós-Graduação em Química: Relato de Experiência de Ex-Alunos do campus Ouricuri.

O coordenador da Licenciatura em Química e coordenador do curso, Júlio César Teixeira, falou o motivo por ter escolhido dia 18 de junho para realizar o evento. “Pensamos em fazer este evento dia 18 de junho para comemora o Dia do Químico, pois neste dia no ano de 1956 o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a lei 2800/1956, que dispôs sobre o exercício profissional do químico e criou o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química”, disse.

Ele fez uma avaliação do Dia do Químico. “ Achei muito positivo o evento, conseguimos uma participação muito boa dos alunos e dos servidores, além disso recebemos discentes de escolas estaduais de Ouricuri”, declarou.

Fotos:Lídio Parente