Campus Ouricuri realizou primeira edição do evento “Pitch Edificações”

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu, na manhã do último sábado (31), a primeira edição do evento “Pitch Edificações”, organizado pelo professor Antonio Messias Valdevino para os alunos da disciplina de Empreendedorismo do Subsequente em Edificações. O Pitch é uma apresentação rápida, na qual empreendedores buscam convencer avaliadores de que a ideia de negócio apresentada é viável.

Campus Ouricuri promoveu o "Pitch Edificações"

O evento teve início com a palestra “Intraempreendedorismo: empreendendo dentro do trabalho”, proferida por Gilvanildo Ferreira Alves, que atua como administrador na TV Verdes Mares Cariri. Nela, Gilvanildo Ferreira falou sobre o conceito e as características do Intraempreendedorismo, além de contar experiências profissionais e fazer uma apresentação sobre a TV Verdes Mares Cariri.

Gilvanildo Ferreira Alves avaliou a palestra. “Foi uma manhã muito produtiva, teve uma participação muito boa dos presentes. Para mim, além de passar um pouco da minha proposta que foi Intraempreendedorismo, eu aprendi com os alunos e professores aqui e essa é a missão que temos em vida de passar um pouco que sabemos e ter a mente aberta para aprender sempre. E esse é o meu principal objetivo de vida que é compartilhar experiências, compartilhar vivências”, disse.

Logo após, os discentes de Edificações apresentaram ideias de negócios para uma banca composta pelo docente Antonio Messias Valdevino, pelo administrador Gilvanildo Ferreira Alves e pela professora e pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Halana Adelino Brandão. O aluno Fábio José Oliveira falou que o evento oportunizou “uma aprendizagem para o futuro e parabenizou o professor Messias por ter proposto a atividade”. A estudante Aretha Laíza contou que a primeira edição do “Pitch Edificações” foi “importante para desenvolver o conhecimento e para treinar a apresentação em público”.

A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Halana Adelino Brandão, falou sobre o comprometimento dos alunos na realização dos trabalhos. “O comprometimento foi o que mais nós observamos na postura, na linguagem, no cuidado com as informações, em se preocupar em visualizar um problema sobretudo na realidade do cotidiano deles e pensar uma solução que trouxesse benefícios para esse grupo. Achei muito positivo essa relação”,declarou.

O docente do campus Ouricuri, Antonio Messias Valdevino, contou como surgiu a ideia do “Pitch Edificações”. “Pensei em fazer um processo avaliativo um pouco diferente com os alunos. Tentei integrar a prática com a discussão teórica. Então, conversei com eles e sugeri essa possibilidade deles criarem negócios, de pensarem em modelos de negócios, onde eles acreditassem que tivessem uma ideia que fosse viável colocar no mercado. Então, eles toparam a ideia e cada equipe criou um projeto diferente e nós fomos estruturando no decorrer da disciplina. Isso durou os seis meses de aula e, hoje, tivemos o processo de empreender para também adquirirem outras competências como a oratória e ter um diálogo com pessoas que estão presentes no mercado. Foi um dia significativo”, disse.

O evento também foi assistido por alunos da disciplina de Agronegócios.

Confira as informações sobre os trabalhos apresentados:

Negócio: DMG'S Hostel

Alunas:Cícera Dayana de Souza; Antonia Marqueliane de Sousa Santos; Gessica Moreira de Oliveira; Geissi Moreira de Oliveira.
Proposta: a proposta de negócio gira em torno de oferecer um serviço de hospedagem acessível, tendo como público-alvo estudantes e profissionais que precisam se estabelecer em Ouricuri.

Negócio: Livraria Cantinho da Leitura

Alunas: Nathálya Nayres de Alencar Martins; Rosimere Alves de Lima; Maria Angelica da Silva; Gabriela Macedo de Melo.

Proposta: a ideia de negócio é suprir a necessidade da comunidade escolar e a sociedade apaixonada pela leitura e pelo conhecimento, ofertando livros novos e usados, além de espaço para leitura e café.

Negócio: Doceria Fa&Fe

Alunos: Fábio José Oliveira Lima; Felipe José Oliveira Lima; Maria Raiane Barbosa Paulino; Maria Vaneska da Silva Santos

Proposta: o negócio busca atender as pessoas de forma inclusiva, com um cardápio geral e para aqueles que tem algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose.

Negócio: AE Inove Reforme

Alunas: Aretha Laíza Feitosa e Silva; Edilaine dos Santos Araújo

Proposta: a ideia de negócio é inovar na construção civil, oferecendo serviços e reformas e manutenção de casas e prédios.