Terceira edição da Semana do Técnico em Edificações do campus Ouricuri teve início nesta segunda – feira (23)

Começou, nesta segunda-feira (23), a terceira edição da Semana do Técnico em Edificações do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, que tem como tema “Desenvolvimento da Construção Civil no Sertão do Araripe”. A abertura do evento ocorreu no Centro de Esportes Unificados com um momento de boas-vindas promovido pelos professores Santiago Lacerda e Washington Coriolano.

Palestra "A Importância do Paisagismo na Construção Civil" foi proferida pelo consultor técnico, William Fernandes.

Logo após ocorreu a palestra “A Importância do Paisagismo na Construção Civil”, proferida pelo consultor técnico e  engenheiro agrônomo e em segurança no trabalho, William Fernandes, que abordou sobre o paisagismo nas edificações com foco nos modelos da Holanda e de Dubai, entre outros locais. Ele avaliou a palestra. “Foi muito importante disseminar o conhecimento com os alunos para que isso venha a ter uma proporção maior. Isso é muito bom para que possamos crescer o paisagismo na nossa região e para que as pessoas cuidem das plantas e mantenham as praças mais arborizadas”, disse.

Professor Roniedson Fernandes ministrou o minicurso "Instalações Elétricas e a Internet das Coisas"

A discente do curso do Subsequente em Edificações, Géssica Moreira, contou a opinião dela sobre a palestra.“ Gostei e achei muito interessante o tema. Estudamos desde o início do curso sobre a sustentabilidade na Construção Civil e eu tinha muito curiosidade sobre como seria colocar as plantas na Construção Civil se apenas nos jardins ou em tetos vegetais, então, aproveitei a oportunidade para tirar as dúvidas”, declarou.

Também ocorreu a oficina "Planilhas Eletrônicas - Principais Fórmulas Utilizadas na Construção Civil", que foi ministrada pela professora Shayane Moura

Já no turno da tarde, uma oficina e um minicurso foram realizados. A docente Shayane Moura ministrou a oficina “Planilhas Eletrônicas – Principais Fórmulas Utilizadas na Construção Civil” e o professor Roniedson Fernandes foi o instrutor do minicurso “ Instalações Elétricas e a Internet das Coisas”. Nele, o servidor demonstrou uma aplicação prática em uma instalação elétrica da tecnologia Internet das Coisas (IoT), que objetiva conectar os itens usados no cotidiano à internet. A estudante Geissi Moreira falou sobre o minicurso. “ Foi muito interessante. Agregou muito conhecimento sobre a IoT”,afirmou.

O primeiro dia da Semana do Técnico em Edificações do ano de  2019 foi finalizado com o minicurso “Uso da Calculadora Científica na Construção Civil”, ministrado pelo professor Thiago Luiz Freire Rodrigues.

Fotos:Lídio Parente