Segundo dia da Semana do Técnico em Edificações foi marcado por oficina, palestras e minicursos

O segundo dia da terceira Semana do Técnico em Edificações e da quarta edição da Competição de Pontes de Palitos de Picolé do campus Ouricuri do IF Sertão - PE foi marcado por oficina, palestras e minicursos.

Oficina "Sistema Drywall - Paredes, Tetos e Revestimentos - Prática de Bancada - Gesso Trevo Drywall"

A terça-feira (24) teve início com a oficina “Sistema Drywall – Paredes, Tetos e Revestimentos – Prática de Bancada – Gesso Trevo Drywall”, lecionada pelo consultor técnico Wagner Castro, que falou sobre o Drywall, sistema construtivo usado nos Estados Unidos, que já está fazendo parte do sistema construtivo nacional. O consultor técnico avaliou a importância do curso.“É sempre bom. Sempre importante trazer informações desse mercado da construção civil, onde nós temos que estar nos renovando e buscando as novidades diariamente”, declarou. A discente Maria Samira Guimarães participou da oficina e contou: “O curso foi muito bom, pois pude aprender como utilizar as placas de Drywall”.

Palestra "Argamassas, Rejuntes e Impermeabilizantes - REJUNTAMIX"

Simultaneamente, acontecia o minicurso “Segurança no Trabalho na Construção Civil”, ministrado pelo engenheiro do trabalho, William Fernandes, que abordou sobre as normas específicas da segurança do trabalho para área da construção civil, riscos com a eletricidade, trabalho nas alturas, uso de extintores, entre outros assuntos. “O minicurso foi muito produtivo tanto para os alunos quanto para mim, pois quando estamos transmitindo conhecimento ao mesmo tempo estamos adquirindo para nós mesmos”, disse. O estudante Francisco Wilton considerou o curso como positivo. “Eu achei muito bom, pois fomos alertados como tomar atitudes de prevenção ao acidente no trabalho”, relatou.

Palestra "A Topografia e a Geodésia e sua Contextualização ao Longo da História"

Logo após foi iniciada a palestra “Argamassas, Rejuntes e Impermeabilizantes – REJUNTAMIX”, proferida por Hortêncio Neto (auxiliar técnico) e Vitória Germana (consultora de vendas). Eles apresentaram todos os produtos da Rejuntamix e exemplificaram aplicações deles na construção civil. A aluna Géssica Moreira esteve assistindo à palestra atentamente e falou sobre ela. “Foi bem interessante. Muito proveitosa, pois proporcionou bastante conhecimento para gente. E aprofundou informações sobre argamassas e rejuntes”, declarou.

Minicurso "Instalações de Esgoto Sanitário com Auxílio de Software

Houve, ainda, a palestra “A Topografia e a Geodésia e sua Contextualização ao Longo da História – Topos Referência”, proferida pelo consultor técnico Bruno Allify, e o segundo dia da terceira Semana do Técnico em Edificações e da quarta edição da Competição de Pontes de Palitos de Picolé foi encerrado com o minicurso “Instalações de Esgoto Sanitário com Auxílio de Software”, ministrado pelo docente do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Santiago Lacerda.

Na quarta-feira (25), ocorrerá o terceiro e último do evento com muitas atividades, que será finalizado, às 19h, na praça Frei Damião com a quarta edição da competição de Pontes de Palitos de Picolé.

Fotos: Lídio Parente