Campus Ouricuri promoveu evento “Grupo de apoio: superando os limites”

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE realizou, na última quarta-feira (25), o evento “Grupo de apoio: superando os limites”, que ocorreu no auditório do Núcleo de Ensino Superior Felipe Coelho/anexo da unidade escolar e contou com uma roda de conversa conduzida pela psiquiatra Natália Wolmer, depoimentos de alunos e apresentação musical dos servidores Lisandra Alves, Wyara Espírito Santo, Bernardo Ferreira e Samuel Lins e dos discentes Thiago Silva, Farnezio Nunes e Luana Pereira.

O auditório estava lotado

O evento teve início com a formação da primeira mesa composta pelos servidores Eduardo Lima (representando a Direção Geral), Talita Mirella Silva (representando o Departamento de Ensino) e Adriene Alves (coordenadora de Políticas de Assistência ao Educando). Sobre o evento, o gestor público Eduardo Lima falou: “Em nome da Direção Geral do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, gostaria de agradecer a presença de todos aqui e  parabenizo a equipe que organizou o evento. Gostaria de dizer que o suicídio é um assunto muito sério. Depressão não é brincadeira, não é frescura. E que esses assuntos sejam sempre debatidos nas escolas”.

A psiquiatra Natália Wolmer proferiu a palestra "Valorização da Vida"

A segunda mesa foi composta pela psicóloga Lady-Anne Siqueira, a psiquiatra Natália Wolmer e os alunos Geovana Alves, Karlen Lays, Thallyson Mororó e Arthur Macedo. A psiquiatra Natália Wolmer proferiu a palestra “Valorização da Vida”, na qual ela abordou, entre outros assuntos, sobre um caso clínico, motivos que levam uma pessoa tirar a vida e a valorização da vida como prevenção ao suicídio. Ao final, a palestrante oportunizou um momento para a plateia dirimir dúvidas e falar sobre o tema “Valorização da Vida”. Sobre o evento, Natália Wolmer disse: “Eu fiquei muito grata e muito feliz com o convite. Parabenizo o campus Ouricuri por essa iniciativa tão importante. Falar sobre nossa saúde mental é fundamental. Muitas vezes nós esquecemos disso. Nós falamos de tantas outras prevenções, de outros assuntos, mas esquecemos da saúde mental. E nós não existimos plenamente sem nossa saúde mental, sem o equilíbrio dela. Então, eu parabenizo enormemente ao IF pela iniciativa e fico muito feliz pela presença de todos”.

Aluna Geovana Alves deu um depoimento

A discente Geovana Alves deu um depoimento e, ao final, declarou: “Vamos viver mais. Vamos amar mais. Só tenho a dizer que somos todos uma família. Então, vamos dar mais amor e vamos acolher mais. Vamos nos sentir aconchegante. E é isso que quero agradecer ao Setor de Saúde, a todo campus e a todos vocês. Obrigado por tudo”.

A psicóloga Lady-Anne Siqueiro escreveu um texto de agradecimento e avaliação do evento. Segue abaixo:

O evento superou as expectativas, nós conseguimos chamar a atenção dos alunos do campus para a atividade. Muitos alunos foram participar sem terem se inscrito previamente, participaram ativamente tirando dúvidas com a psiquiatra Natália Wolmer.

A convidada trouxe uma perspectiva bem alternativa dos cuidados em saúde mental, explicitando caso clínico de paciente com ideação suicida, de modo a tornar mais possível a compreensão de que o suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial. Além disso, destacou fatores de proteção às pessoas em sofrimento psíquico.

Houve o engajamento do Grêmio estudantil Todas as vozes na construção de um mural elucidativo com mensagens de apoio e suporte para as pessoas presentes, além da discussão do tema.

O depoimento da aluna demonstrou que com a ajuda psicoterápica é possível sim sair de um quadro depressivo, além disso, relatou ter usado a música como recurso terapêutico, o apoio recebido na escola através dos alunos do Grêmio, a mesma relatou que foi possível superar algumas barreiras e voltar à escola.

Senti-me lisonjeada em presidir a comissão organizadora deste evento porque contei com o apoio de uma equipe fantástica, a qual me auxiliou do inicio ao fim em todas as etapas para que o evento fosse lindo e significativo. Sem esta equipe me dando suporte nada teria acontecido, portanto, meu muito obrigado. A campanha Setembro Amarelo: Todos pela vida vai ficar na história como um evento de saúde mental, que revolucionou a discussão da temática dentro da nossa escola.

Enfim, conseguimos falar sobre a importância da valorização da vida e criar na comunidade acadêmica, um grupo de apoio permanente de cuidado com o outro, sabendo como conduzir os casos e para onde encaminhar.

Foto: Lídio Parente