-
Última Atualização: 08 Junho 2020
-
Criado: 08 Junho 2020
-
Acessos: 1470
Equipe do Horto Medicinal Orgânico esclarece sobre relação entre plantas medicinais e Covid-19
Existe alguma relação científica entre as plantas medicinais e a Covid-19? Muita gente tem se perguntado sobre o assunto e, para sanar essa dúvida, a equipe do Horto Medicinal Orgânico do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE esclareceu algumas questões frequentes.
De acordo com a cartilha de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de plantas medicinais do tratamento de doenças graves deve ser evitado. A utilização de plantas medicinais juntamente a medicamentos prescritos, sem acompanhamento médico, pode causar consequências clínicas indesejáveis, como efeitos adversos.
Além disso, segundo a equipe do Horto Medicinal, coordenada pela professora Flávia Cartaxo, até o momento não existe estudo científico que comprove a eficiência clínica de nenhuma espécie de planta medicinal no tratamento da Covid-19.
Mas as plantas medicinais podem ajudar de alguma maneira nesse momento de pandemia? “Durante esse momento, devemos cuidar muito bem do nosso corpo e da nossa mente, principalmente fortalecer nosso sistema imunológico”, informa a equipe, citando algumas espécies que possuem ação imunoestimulante e ansiolítica, como o gengibre, alho, açafrão, erva cidreira, capim santo e camomila.